Programa de Aprendizagem Profissional

Através de uma parceria firmada desde 2021 entre a Fundação Weiss Scarpa, o SENAI e a Prefeitura Municipal de Quatro Barras, jovens que procuram qualificação profissional e a oportunidade do primeiro emprego já podem contar com duas modalidades do Programa de Aprendizagem Profissional.

Conheça os programas e requisitos de participação! As capacitações são gratuitas!

1. Programa de Pré-Aprendizagem

O curso de iniciação profissional foi formulado numa perspectiva de preparar os alunos para o mercado de trabalho e também com o intuito de contribuir para a formação de um cidadão consciente, passando pelos campos da ética e cidadania e das relações profissionais e interpessoais.

Ao longo da qualificação, o jovem aprende a preparar-se para o mundo corporativo, desde a elaboração de currículos, posturas em entrevistas e dinâmicas aplicadas por recrutadores, além de aprender a identificar e resolver conflitos e ter autonomia em suas atividades. O curso de pré-aprendizagem é uma etapa preparatória para o ingresso em Programas de Aprendizagem Profissional.

Ao concluírem o curso, os jovens concorrem a vagas no Programa Jovem Aprendiz e passam a compor o banco de dados da fundação para futuros encaminhamentos às empresas logo que vagas de aprendizes sejam abertas, ou para outras oportunidades de emprego.

Matriz Curricular:
A Pré-Aprendizagem oferece o Curso de Qualificação Profissional – Auxiliar Administrativo “Caminhos da Profissão”, com carga horária de 220h. Entre as disciplinas ministradas estão Informática Básica, Língua Portuguesa Básica, Matemática Básica, Rotinas Administrativas, Rotinas Administrativas/Fundamentos de Qualidade e Produtividade, e Formação Humana.

Requisitos de participação:
- Estar cursando a partir do 9º Ano do Ensino Fundamental II Regular ou na Educação de Jovens e Adultos, todos oriundos da Rede Pública de Ensino, ou bolsistas integrais (100%) na rede particular de ensino;
- Ter idade entre 14 e 18 anos completos;
-  Residir no município de Quatro Barras;
- Possuir renda de até quatro salários mínimos federais por família (R$ 4.400,00).

2. Programa de Aprendizagem Profissional – Jovem Aprendiz

O Programa de Aprendizagem Profissional – Jovem Aprendiz consiste tanto no ingresso do jovem no curso de aprendizagem, quanto no encaminhamento às empresas parceiras para ocupar as vagas de aprendizes. Capacitação teórica e atividades práticas, já na empresa, compõem este modelo.

As aulas são realizadas no prédio do Sistema FIEP de Quatro Barras (antigo Colégio Sesi), de forma gratuita. O objetivo é capacitar adolescentes e jovens a ingressar no mundo do trabalho como aprendizes para exercerem atividades na área de gestão, produção e logística, conforme prevê a Lei 10.097/00, Decreto nº 9.579/18 e portarias correlatas.

A remuneração do aprendiz é de responsabilidade da empresa contratante, de acordo com o fixado em contrato de trabalho firmado entre as empresas, o SENAI e os aprendizes e/ou seus responsáveis legais.

Matriz Curricular:
O Programa de Aprendizagem Profissional oferece o Curso Auxiliar de Linha de Produção, com carga horária de 480h. Entre as disciplinas ministradas estão Relações Socioprofissionais, Cidadania e Ética; Saúde e Segurança do Trabalho; Planejamento e Organização do Trabalho; Noções de Direito; Comunicação e Tecnologias; Raciocínio Lógico Matemático e Análise de Dados; Fundamentos da Medição Industrial; Leitura e Interpretação de Desenho Técnico; Noções de Máquinas, Equipamentos e Ferramentas Industriais; e Processos de Manufatura e Propriedade dos Materiais.

Público-alvo:
-  Adolescentes e jovens de 14 a 24 anos, de ambos os sexos, que estivessem matriculados na rede pública de ensino a partir do 1º ano do Ensino Médio.

Saiba mais sobre o programa e o calendário de abertura de novas turmas!

Para mais informações sobre os cursos e programas gratuitos, oferecidos através da parceria entre a Fundação Weiss Scarpa, o SENAI e a Prefeitura Municipal de Quatro Barras, entre em contato com a fundação:

Endereço: Avenida de Acesso, nº 740, no Centro de Quatro Barras, anexo ao Espaço do Sistema FIEP (SESI).
Telefone: (41) 3671-8382 ou WhatsApp (41) 99580-5608.

Equipe de atendimento:
Nataly Beatriz Palma Contreras (Assistente Social) - E-mail: [email protected]
Caroline Pasinatto (Pedagoga) - E-mail: [email protected]
Kimberly Alieve (Psicóloga) - E-mail: [email protected]
Claudenisia Soares de Almeida (Auxiliar Administrativo) - E-mail: [email protected]