• (41) 3671-8800
  • Seg. à Sex. 8h00 às 12h e 13h30 às 17h30

Casa da Cultura abrirá exposição comemorativa ao Dia do Artista Plástico Brasileiro

 

Publicado em: 04/05/2021 13:11 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Whatsapp

 

Público poderá conferir, via agendamento, obras como litogravuras, esculturas, artes visuais, inventos e pinturas em óleo sobre tela, acrílica e aquarelas
    
Em alusão ao Dia do Artista Plástico Brasileiro, comemorado no dia 8 de maio - data de nascimento do artista plástico José Ferraz de Almeida Júnior -  a Casa da Cultura de Quatro Barras promove a partir do dia 7 uma exposição comemorativa com trabalhos de artistas de Quatro Barras, Curitiba e Região Metropolitana. 
    
No acervo, o público poderá conferir, via agendamento, obras diversas como esculturas, litogravuras, trabalhos em artes visuais, inventos e pinturas em óleo sobre tela, acrílica e aquarelas.
    
As produções representam o trabalho de vários artistas locais e regionais, e oferecem ao visitante uma gama de obras, com técnicas e temáticas diversas. Integram a exposição os artistas quatro-barrenses Isaias Monteiro, Cristian Crescencio, Hamed Almeida Braga, Cilmara Andreatta Franco Cordeiro, Tiago Fermandes, Sonia Filetti, Rodolfo Sheffler, Clarice Milano, Francieli Coning, Alecsandro Luiz Decomain, Leo Menegusso, Joel Ribeiro Correia, Felipe Berlesi Klein, Enéas Ribeiro, Casiris V. Crescencio, Maria Luiza Vicente Engelhardt, Gustavo Domingues, Jacir Lins, Stela Dalva Cattini Duarte, Jucimara Zeni Carneiro, Guilherme José Zeni Carneiro, Angelo Barros e SustentArte.
    
Também disporão de seu acervo artistas curitibanos como Luiz Arthur Montes Ribeiro, Osmar Carboni, Hélio Leites, Luiz Gonzaga C. Monezi, Telma Ritcher, Tuca Sopchenski, Mariana Ludwig Klein e Kayanna Polichuk, além do artista Carlos Meisser, de Campina Grande do Sul. 
    
Conforme explica a diretora da Casa da Cultura, Roslangela Polichuk, a mostra tem um caráter comemorativo e ao mesmo tempo de valorização dos artistas e de suas contribuições à arte paranaense. 
    
"O Dia do Artista Plástico Brasileiro é comemorado na data de nascimento de um dos grandes nomes da arte brasileira: José Ferraz de Almeida Júnior, um dos primeiros artistas brasileiros a retratar nas telas o homem do povo em seu cotidiano. Foi um inovador em terras brasileiras. Com a exposição, pretendemos valorizar todos os artistas que o sucederam e que hoje contribuem de forma tão significativa para nossa arte local e regional", contou Roslangela.  
    
A secretária de Cultura e Turismo, Adriana Heindyk Mocelin, disse que a exposição pretende comemorar a data e compartilhar o trabalho rico e diverso de vários nomes da área artística com a comunidade local. "A Casa da Cultura traz esta exposição comemorativa de valorização à arte e à atuação dos artistas locais e regionais, e também nasce com a proposta de levar arte à população, ampliando e estimulando seu acesso", disse a secretária.

Agendamento
Para conferir a exposição, serão organizados pequenos grupos de 2 a 3 pessoas por hora, seguindo todas as recomendações dos órgãos de saúde, a fim de oferecer segurança aos visitantes. Interessados devem entrar em contato pelo telefone: (41) 3671-8800, ramal 7873 e agendar sua visita. 
    
A mostra estará aberta das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h. Em paralelo, o público também poderá conferir no mesmo local, a partir do dia 7, a exposição de obras dos alunos do professor Tiago Fernandes, dos cursos de Desenho e Pintura Artística. Vale conferir.