• (41) 3671-8800
  • Seg. a Sex. 8h00 às 12h00 e 13h30 às 17h30

Maio Amarelo: “Respeito e responsabilidade: pratique no trânsito”

 

Publicado em: 04/05/2021 12:25 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Whatsapp

 

O município de Quatro Barras está engajado na Campanha Maio Amarelo, um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. Em 2019 o Paraná ocupava a terceira posição nas estatísticas de acidentes fatais no trânsito, superando o número de mortes por homicídios ou latrocínios. Foram 2.629 sinistros por acidentes fatais contra 1.992 óbitos por crimes violentos.
    
Diante da gravidade dos números, a mobilização de todos os setores da sociedade é necessária, envolvendo os mais diversos segmentos, como poder público, empresas, entidades, associações e sociedade civil organizada, em ações articuladas e engajadas para propagar conhecimento e alertar sobre os perigos decorrentes da direção.
    
Em 2021, a campanha lança uma reflexão sobre atitudes imprescindíveis e urgentes: o respeito e a responsabilidade no trânsito. Em Quatro Barras, o tema ganha enfoque através do Departamento de Trânsito de Quatro Barras, o QBTran, e do Posto Detran de Quatro Barras, que atuam especificamente na área de trânsito.
      
Segundo o responsável pelo QBTran, Élcio Landarin Zattoni, um dos fatores mais preocupantes e que geram maior número de acidentes no município, especialmente aos fins de semana, é o uso de bebidas alcoólicas. "Nossas estatísticas apontam que esta é a causa mais frequente de acidentes e colisões no trânsito, principalmente às sextas-feiras e nos sábados. Por isso, nossa orientação neste Maio Amarelo é se beber não dirija", destacou ele. 
    
O QBTran já organiza para o mês de maio ações de conscientização, com entrega de folders e orientações, mas seguindo rigorosamente as medidas sanitárias para contenção da Covid-19.
    
O gerente do Posto Detran de Quatro Barras, Everton Andreatta Costa, disse que a campanha reforça o apelo à população para que pratique a consciência no trânsito. "O Maio Amarelo é mais uma forma de sensibilizar motoristas e motociclistas para uma postura de respeito e paciência no trânsito, algo que precisa ser colocado em prática quando a intenção é salvar vidas", disse o gerente.