• (41) 3671-8800
  • Seg. a Sex. 8h00 às 12h00 e 13h30 às 17h30

Quatro Barras é destaque na imprensa estadual com ações de combate à pandemia

 

Publicado em: 11/01/2021 09:58 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

Whatsapp

 

Quatro Barras é destaque na imprensa estadual com ações de combate à pandemia

Testagem em massa realizada neste sábado (9) foi transmitida ao vivo pelo Programa Meio Dia Paraná, da RPC TV. Fotos: Bruno Stier/PMQB

Após criar Centros Médicos de Atendimento à Covid-19 fora das dependências das Unidades de Saúde, para evitar o contágio de pacientes, a Prefeitura de Quatro Barras realizou neste sábado (9) a segunda ação estratégica de combate à pandemia: a testagem em massa da população.
    
O tema foi destaque na imprensa estadual, com transmissão ao vivo no Programa Meio Dia Paraná, da RPC TV, afiliada da Rede Globo. Na modalidade “drive-thru”, mas com atendimento a todas as pessoas, independente do modo de locomoção, a primeira etapa da testagem iniciou às 9h e foi encerrada às 16h, sendo estendida para o próximo sábado (12), em mesmo horário.  
    
Foram ofertadas gratuitamente duas formas de testes: o RT-PCR, mais conhecido como swab nasal e oral, para pessoas que apresentaram sintomas respiratórios; e o teste rápido, para pessoas que possivelmente já tenham contraído a doença. 
    
No primeiro caso, conforme indicação do Ministério da Saúde, a recomendação foi que os pacientes estivessem entre o terceiro e o sétimo dia de sintomas, preferencialmente, quando a carga viral é maior. Os resultados do exame para este grupo serão disponibilizados em até cinco dias corridos, via SMS. Caso o resultado seja positivo para Covid-19, o paciente também receberá o termo de isolamento para a família.
    
No segundo caso, dos testes rápidos, o exame foi realizado por meio de coleta de sangue e o resultado já foi disponibilizado uma hora depois. 
    
A ação ocorreu no estacionamento da Prefeitura, próximo à Secretaria de Saúde, e foi destinada exclusivamente para moradores de Quatro Barras, que apresentaram documentos e comprovante de residência. 
    
Segundo o prefeito Loreno Tolardo, o objetivo da testagem é diagnosticar casos de Covid-19 e dar celeridade a processos de isolamento e fornecer o tratamento precoce da doença. "Não vamos medir esforços no combate a esta pandemia. Acredito que seja nosso dever diante do atual cenário de saúde pública. Por isso, determinei junto à Secretaria de Saúde o empenho máximo nas ações de atendimento e prevenção", enfatizou Tolardo.
    
Segundo a coordenadora de Atenção Básica da Saúde da Prefeitura, Nair Lenz, há um planejamento estratégico traçado para o enfrentamento ao novo coronavírus, do qual a testagem faz parte. “Junto com o isolamento social, massificar a testagem para diagnóstico da Covid-19 é a única maneira para 'achatar' a curva de disseminação do vírus. Somente dessa forma é possível identificar os infectados e isolá-los para evitar a transmissão”, afirma. 

A coordenadora lembra que o uso de máscara, álcool em gel e reforço nos hábitos de higiene, além de evitar aglomerações, ainda são as medidas mais indicadas no combate ao atual estágio da pandemia.