Incentivo ao turismo e à produção agrícola serão pilares da Casa de Pedra

Publicado em: 18/12/2020 16:37 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

Incentivo ao turismo e à produção agrícola serão pilares da Casa de Pedra

Prefeito Lara lançou a pedra fundamental para construção da obra

A Estrada da Graciosa terá seu primeiro receptivo turístico. Nesta quinta-feira (17), o prefeito Angelo Andreatta (Lara) lançou a pedra fundamental para o início das obras. Além do fomento à atividade turística em uma das estradas historicamente mais relevantes do Paraná, a Casa de Pedra também será um importante apoio à produção rural e à exposição e comercialização de produtos locais.

A cerimônia foi realizada nas imediações da área que vai receber o centro de atendimento ao visitante. A obra receberá recursos na ordem de R$ 380 mil, provenientes do Ministério do Turismo, com contrapartida da Prefeitura.

Casa de Pedra
No projeto estão previstas áreas de atendimento ao turista; acervo arqueológico; espaço para exposição e venda de produtos locais, inclusive da agricultura familiar; acervo fotográfico da Estrada da Graciosa, com imagens antigas do traçado original; além de todas as estruturas de suporte ao visitante, como sanitários e estacionamento.

"Com esta obra, teremos dois receptivos nos principais eixos turísticos de Quatro Barras: um no Caminho do Itupava/Anhangava e outro na Estrada da Graciosa. Queremos que este espaço seja um pólo de fomento ao turismo, um incentivo permanente aos nossos produtores rurais, enfim, um ponto de desenvolvimento, de recepção do visitante, de valorização dos nossos atrativos, do nosso artesanato, da nossa agricultura", disse Lara. "Queremos que o turista passe por aqui e pare também aqui", concluiu.

A solenidade foi acompanhada pelo deputado estadual Anibelli Neto e por familiares do homenageado "Frederico Landarin", que empresta seu nome à Casa de Pedra, a partir do projeto de autoria do vereador Sandro Eleno Andreatta.
Etapas iniciais

Os trabalhos de terraplanagem já começaram no terreno que comportará o estacionamento, segundo o secretário de Meio Ambiente e Governo, Leverci Silveira Filho. A área foi disponibilizada através de uma cessão de uso, que terá validade por um período de 20 anos, pela empresa sueca Swedish Match.

A construção dos dois receptivos - Caminho do Itupava e Estrada da Graciosa -atendem às propostas deliberadas na Conferência Municipal de Turismo.