Quatro Barras entrega revisão do Plano Diretor à COMEC

Publicado em: 10/12/2020 14:30 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

Quatro Barras entrega revisão do Plano Diretor à COMEC

Entrega da revisão do Plano Diretor, realizada ontem (9)

A Prefeitura de Quatro Barras entregou ontem (9) a revisão do Plano Diretor Municipal à Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (COMEC). A entrega dos documentos foi feita em reunião, da qual participaram o presidente da COMEC, Gilson de Jesus dos Santos; a coordenadora da revisão do Plano Diretor pela Prefeitura de Quatro Barras, Mariana Baggio Annibelli, que representou o prefeito Angelo Andreatta (Lara); o coordenador da revisão do Plano Diretor de Quatro Barras e diretor da URBTECTM, Gustavo Taniguchi; além de representantes da COMEC e da empresa consultora.

A excepcionalidade de Quatro Barras está no fato de 81% de seu perímetro urbano estar em áreas de proteção de mananciais e, por isso, a organização do território urbano quatrobarrense deve respeitar as restrições ambientais e legislações estaduais de proteção de mananciais metropolitanos.

Devido a essa peculiaridade, o Plano Diretor Municipal de Quatro Barras deverá ser encaminhado à Câmara de Apoio Técnico do Iraí (CAT Iraí), ao Instituto das Águas do Paraná e ao Instituto Água e Terra (IAT) e ao Comitê de Bacias do Alto Iguaçu e Afluentes do Ribeira (COALIAR).

Após emissão dos pareceres técnicos, o processo deve ser encaminhado para análise do Conselho Gestor dos Mananciais da Região Metropolitana de Curitiba (CGM-RMC), órgão de poder deliberativo. Concomitantemente, os relatórios e Minutas Legislativas serão encaminhados pela Prefeitura à Câmara Municipal de Vereadores.