Quatro Barras conclui última etapa de revisão do Plano Diretor

Publicado em: 03/12/2020 17:01 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

De forma participativa foram encerrados os últimos trabalhos de revisão do Plano Diretor de Quatro Barras, na noite desta quarta-feira (2), durante a realização da Conferência da Cidade. Com participação aberta para o público e transmissão ao vivo pelo Facebook, a população pode opinar e sugerir alterações na Minuta de Lei do Plano Diretor, antes que a mesma seja encaminhada para votação na Câmara de Vereadores.

Conforme preconiza a legislação federal através do Estatuto da Cidade, a Minuta de Lei também esteve disponível para consulta no site da Prefeitura Municipal, com links disponíveis nas redes sociais.

Representantes de vários segmentos, sociedade civil, profissionais de diversas áreas, vereadores e representantes de entidades estiveram presentes no evento desta quarta, além das mais de 2 mil pessoas alcançadas via live transmitida pelo Facebook.

O momento foi importante já que a Minuta de Lei estabelece as diretrizes, estratégias e instrumentos que irão reger a política urbana e territorial de Quatro Barras pelos próximos 10 anos.

Os estudos de revisão do plano, segundo a coordenadora Mariana Annibelli, tiveram início no dia 3 de maio de 2019 e perduraram até 19 de março de 2020. Devido à pandemia, os trabalhos foram suspensos até a data de ontem, com a prévia autorização do Comitê de Emergência, ligado à Secretaria Municipal de Saúde, e ciência do Ministério Público do PR.

Estabelecidas todas as medidas sanitárias de prevenção à Covid-19, o processo de revisão culminou nesta última etapa participativa da sociedade.

Já na abertura da conferência, o prefeito Angelo Andreatta (Lara), deu as boas vindas aos participantes, enfatizando a importância do plano em termos de desenvolvimento e preservação do legado ambiental.

"Extremamente importante este momento. O Plano Diretor não é de mandato, é da cidade. Ele tem a possibilidade de abrir novas possibilidades, apresentar novas diretrizes, atender todos os segmentos da sociedade. Nosso município vive hoje uma situação muito favorável no conceito de Plano Diretor, por se tratar de um plano extremamente atualizado diante de tudo que se estabelece nas secretarias de Estado e no Governo Federal. A todos, meu ensejo de que possamos consolidar o melhor Plano Diretor para Quatro Barras", disse Lara.

Ao longo do evento, a empresa responsável pela elaboração do plano, a URBTECTM Engenharia, Planejamento e Consultoria, apresentou os tópicos para análise e discussão dos participantes e organizações presentes. Sem alterações propostas na redação original, a minuta de lei aprovada durante a conferência será encaminhada para análise e votação na Câmara Municipal.