• (41) 3671-8800
  • Seg. à Sex. 8h00 às 12h e 13h30 às 17h30

Caminho do Itupava terá moderno centro de atendimento ao visitante

 

Publicado em: 10/08/2020 18:45 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

Whatsapp

 

De grande importância histórica não só para Quatro Barras, mas para todo o Paraná, considerado sítio arqueológico do Estado, o Caminho do Itupava vai receber um moderno complexo de atendimento ao visitante.

O novo receptivo é fruto de um projeto inovador idealizado pela Prefeitura de Quatro Barras. Neste Receptivo haverá um centro de atendimento ao turista, com acervo histórico e arqueológico; auditório com capacidade para grupos de até 40 pessoas; bicicletário; estandes de produtos para venda e consumo; além de toda a infraestrutura para receber o turista, como sanitários e estacionamento.

Também está previsto no projeto urbanístico um posto de controle para armanezar equipamentos de brigadas contra incêndios.

As obras somam quase R$ 1 milhão e serão um divisor de águas para o setor turístico de Quatro Barras. O prefeito Angelo Andreatta (Lara), diz que além de fortalecer o setor, o novo complexo também será um indutor de oportunidades para quem quer empreender, favorecendo a criação de novos negócios, gerando renda e empregos.

Os recursos provêm do Governo do Estado e tem contrapartida da Prefeitura. Na última quinta-feira (6), o prefeito assinou a autorização para licitação das obras. Um momento, segundo ele, histórico para a cidade.

"Este projeto é a realização de um marco para o turismo. Um ganho para nossos empreendedores. É a valorização de um dos patrimônios históricos e ambientais mais importantes do Paraná", disse Lara.

Originário de trilhas indígenas, o Caminho do Itupava é um dos mais antigos no território paranaense. Sua importância histórica e a vasta diversidade de espécies da fauna e da flora, em meio à preservada região de Mata Atlântica, atraem turistas o ano inteiro. 

O Caminho está localizado no Parque Estadual da Serra da Baitaca e é o segundo ponto mais visitado do Estado, ficando atrás apenas de Vilha Velha. Só no ano passado quase 25 mil turistas percorreram suas trilhas, entre brasileiros e estrangeiros.

O secretário de Governo e biólogo, Leverci Silveira Filho, diz que a consolidação do projeto atende uma demanda muito antiga.

"Em outras gestões teve-se a oportunidade, desde o restauro do Caminho do Itupava, de se fazer esse receptivo. A determinação do prefeito Lara foi decisiva, resolvendo questões de ordem fundiária, investindo quase R$ 1 milhão na melhoria da infraestrutura de acesso, na desapropriação das áreas, nos projetos, na topografia", afirmou.

Segundo o prefeito, mesmo estando localizado em um Parque Estadual, a Prefeitura encabeçou o projeto por acreditar que independente de quem são os gestores da área, estes patrimônios são símbolos naturais e históricos presentes no território do município.

Apoios
Lara agradeceu o apoio de várias lideranças que, segundo ele, foram essenciais para a viabilização do projeto. "Nossos agradecimentos ao governador Ratinho Júnior; ao deputado estadual Anibelli Neto; ao secretário de Estado de Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Márcio Nunes; ao presidente do Instituto Água e Terra, Everton Costa; e à toda a equipe da Prefeitura, que abraçou este desafio", destacou.