• (41) 3671-8800
  • Seg. à Sex. 8h00 às 12h e 13h30 às 17h30

Castramóvel começou a operar no sábado com atendimentos em três bairros

 

Publicado em: 15/06/2020 12:41 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

Whatsapp

 

Castramóvel começou a operar no sábado com atendimentos em três bairros

Foto: Diego Tiller/PMQB

O Castramóvel da Prefeitura de Quatro Barras começou a funcionar neste sábado (13) com o atendimento de 7 animais, em três regiões da cidade.

O programa atende beneficiários dos programas sociais. Além deste requisito é necessário ser morador do município.

O Castramóvel é operado pela ONG Patas e Garras, que venceu o processo licitatório para funcionamento da unidade, que conta com um centro cirúrgico todo equipado. Uma equipe com duas veterinárias e uma enfermeira, responsável pelo pré e pós operatório, realiza os atendimentos.

Depois de castrados, os animais são microchipados e recebem um certificado. Neste documento, o proprietário fica registrado como responsável pelo animal.

Etapas de atendimento

Nesta fase estão sendo atendidos solicitantes que se cadastraram já no ano passado. Ao todo, foram realizados 80 cadastros, dos quais 18 foram aprovados, que atendiam os requisitos do programa.

No atendimento deste sábado, foram castrados 6 cães (4 machos e 2 fêmeas) e 1 gato, nas regiões do Centro, Borda do Campo e Jardim Patrícia. 

Na segunda fase serão atendidos os novos cadastros realizados em 2020. Segundo a veterinária da Vigilância em Saúde, Juliana Dequeche, as vagas para novas castrações serão abertas em breve, por regiões da cidade.

O Castramóvel é um programa da Secretaria de Saúde que visa o controle populacional de cães e gatos, estimulando a guarda responsável e o combate ao abandono de animais nas ruas.