Prefeitura e moradores realizam limpeza de rio quatro-barrense

Publicado em: 02/06/2020 09:47 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

Prefeitura e moradores realizam limpeza de rio quatro-barrense

A prefeitura de Quatro Barras realizou a limpeza das margens do rio Curralinho no último final de semana (30 e 31). O trecho corresponde às regiões dos bairros Santa Luzia, Nossa Senhora de Fátima e nas proximidades da Avenida São Sebastião e do Contorno Leste.

A mobilização partiu da própria comunidade, solicitando à prefeitura o apoio nos esforços e na destinação correta dos resíduos. A ação envolveu quatro servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, contando com a disponibilização de sacos e de caminhões, e com uma servidora da Sanepar.

Moradores das regiões confeccionaram parte dos equipamentos utilizados na coleta. Plásticos, roupas, restos de móveis e pneus foram alguns dos resíduos removidos. No total, 4 metros cúbicos de rejeitos foram retirados do rio.

De acordo com a secretária de Meio Ambiente, Débora Andreatta da Silva, a iniciativa da população para limpeza e conservação das margens do rio demonstra sua articulação com o poder público. “É um exemplo a ser seguido. É a comunidade que está ali no dia a dia, vendo quais são as reais necessidades do seu bairro. Então essa mobilização da comunidade e o pedido de apoio também é importante porque a prefeitura pode dar o auxílio necessário”, disse.

Como lembrou a secretária, em um momento de estiagem enfrentado por Quatro Barras e pelas cidades vizinhas, a preservação das águas que abastecem a região é de extrema importância. Além disso, atentou-se à coleta seletiva realizada pela prefeitura, necessitando da seleção correta de resíduos por parte de cada munícipe. “Ao verificar essas situações de descarte irregular, promova as denúncias pelos canais oficiais da prefeitura, por meio de protocolo físico, digital e até mesmo através da Eco Linha, para que o município, enquanto poder público, possa tomar as medidas necessárias. Todos nós fazemos parte do cuidado com o meio ambiente”, completou.