Guarda Municipal simula acidente de trânsito como forma de conscientização sobre o Maio Amarelo

Publicado em: 18/05/2020 16:18 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

A Guarda Municipal de Quatro Barras realizou nesta sexta-feira (15) uma simulação de acidente de trânsito para conscientização sobre o Maio Amarelo. Prestando atendimentos a um carro capotado em frente ao posto principal da GM, a equipe teve como objetivo demonstrar à população as possíveis fatalidades da condução irresponsável no trânsito.

A ação representou um motorista com ferimentos graves e o carro parcialmente destruído. O atendimento simulado teve auxílio do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e Defesa Civil, contando ainda com a retirada das ferragens e o resgate do condutor. Pessoas que estavam próximas ao local apresentaram preocupação com a vítima, mas logo receberam máscaras e panfletos informativos descrevendo a situação.

Além de atentar-se aos perigos no volante, a campanha “Perceba o risco, proteja a vida” enfatizou a necessidade do isolamento social durante a pandemia de Covid-19. “Motorista não obedeceu as orientações de ficar em casa, por conta do Covid-19, e foi passar momentos agradáveis no bar”, destacou a postagem da Guarda Municipal em sua página no Facebook. “No retorno para sua residência, já com nível alto de álcool em seu organismo, o condutor sofreu um grave acidente”.

Para o secretário municipal de Ordem Pública, Jeferson Messias dos Santos, a campanha buscou conscientizar os munícipes sobre os riscos de embriaguez ao volante e de descumprimento de orientações de isolamento social. “O momento é de isolamento, mas muitas pessoas não respeitam as leis, como o uso obrigatório de máscaras, saindo às ruas, indo em bares e lanchonetes, aumentando o risco de contaminação do vírus”, disse o secretário.

Mesmo com a transferência da maior parte das ações presenciais para setembro próximo, conforme publicação do Denatran em atendimento às normas de saúde, a campanha recebeu outra importante iniciativa recentemente. Há duas semanas, os agentes de Ordem Pública reuniram-se com funcionários da Escola Municipal João Curupaná da Silva e servidores da Vigilância Sanitária no Centro de Quatro Barras a fim de distribuírem máscaras de uso pessoal e panfletos sobre cuidados no trânsito.

“Não importa onde estamos, todos nós podemos minimizar os riscos de contaminação praticando as recomendações da saúde”, lembrou Messias, agradecendo a participação de todas as forças de segurança e educação nas iniciativas.

Outras intervenções ocorreram a partir de patrulhamentos preventivos, somando quatro atendimentos de embriaguez ao volante nas últimas semanas.

Um levantamento das indenizações pagas por morte foi publicado nesta semana pela Seguradora Líder, administradora do Seguro DPVAT. A análise constatou que o Paraná ocupa a terceira posição nacional em acidentes fatais. Em 2019, o estado registrou 2.629 sinistros pagos, número de óbitos maior que o total de mortes por crimes violentos (1.992 no mesmo período).