Quatro Barras intensifica campanhas de proteção à vida silvestre

Publicado em: 28/02/2020 15:19 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

Quatro Barras intensifica campanhas de proteção à vida silvestre

Ações articulam as áreas de saúde humana e ambiental

A Prefeitura de Quatro Barras passou a intensificar neste mês ações de amparo à vida silvestre. Iniciada com campanhas de conscientização pública e resgate de animais em situações de risco, a ação pretende articular as áreas de saúde humana e ambiental, com atuação das respectivas secretarias municipais.

As atividades de proteção ocorrem a partir de comunicados dos próprios munícipes com a Secretaria de Meio Ambiente, que realiza triagem de acordo com a situação e eventual mobilização de equipes para o manejo adequado das espécies. O auxílio prestado pelos servidores só é possível em casos de fácil acesso ao animal.

Contando com a colaboração da população, a Prefeitura também começou a adotar campanhas de educação ambiental ao público. A primeira etapa atenta-se ao zelo dos animais silvestres em rodovias e áreas de condomínio, uma vez que a principal incidência de acidentes com espécies silvestres é pelo atropelamento.

Constituída por uma área rural de 105 km², o que corresponde a mais de 58% do território do município, segundo dados da Secretaria de Urbanismo, Infraestrutura e Frotas, Quatro Barras possui uma extensa fauna dentro de seus limites territoriais. Gambás, corujas, tucanos, serpentes, ouriços e capivaras representam parte da rica diversidade animal.

O equilíbrio da biodiversidade, complexa em sua estruturação, passa diretamente pela responsabilidade humana de coexistência com as demais espécies. Além da saúde ambiental e animal, a saúde humana é diretamente ligada a essa relação.

Ajude-nos a proteger a fauna local! Caso encontre algum animal que necessite de ajuda ou esteja exposto a uma situação de risco, entre em contato com a Prefeitura pelo telefone (41) 3671-8800, ramal 8869.