• (41) 3671-8800
  • Seg. a Sex. 8h00 às 12h00 e 13h30 às 17h30

Quatro Barras terá atendimento do SAMU 24h

 

Publicado em: 05/02/2020 14:48 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

Whatsapp

 

Quatro Barras terá atendimento do SAMU 24h

Em breve, município vai contar com atendimento de urgência e emergência

Quatro Barras está em processo de implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgências - SAMU 192. Nesta terça-feira (4), o prefeito Angelo Andreatta (Lara) esteve reunido com a equipe do Consórcio Metropolitano de Saúde (Comesp) e representantes da Secretaria de Estado da Saúde e dos municípios de Colombo, Pinhais, Campina Grande do Sul e Piraquara.
    
Com a implantação do serviço, o município vai contar com o atendimento 24 horas de urgência e emergência, realizado por uma ambulância básica, onde vão atuar um profissional da área de enfermagem e um motorista socorrista. Ao acionar o 192, o solicitante será atendido por uma Central de Regulação em Curitiba, que avalia a gravidade da ocorrência e encaminha para o hospital mais adequado para aquele atendimento.

Implantação
Os primeiros passos para implantação já foram dados. A Prefeitura iniciou as obras para construção da base do SAMU, que terá área para permanência da ambulância e estrutura para os profissionais que vão operá-la. Em paralelo, o Consórcio Metropolitano de Saúde já começa a elaborar a minuta de contrato para abertura do processo de licitação da prestação do serviço, que vai englobar os municípios de Quatro Barras e Campina Grande do Sul.
    
Lara disse que o SAMU será essencial para atender a comunidade no momento em que ela mais precisa. "Será um avanço importante na área da saúde, no que diz respeito ao atendimento de urgência e emergência. Uma segurança para as famílias, que terão a certeza de um atendimento rápido e eficaz, que pode salvar vidas", disse o prefeito.
    
Neste encontro de terça-feira, a duas prefeituras e o Comesp já alinharam os próximos passos do cronograma de implantação. Os municípios de Colombo, Pinhais e Piraquara, que já contam com o serviço, estiveram presentes para compartilhar as experiências de implantação do SAMU e colaborar com as duas cidades vizinhas.