• (41) 3671-8800
  • Seg. a Sex. 8h00 às 12h00 e 13h30 às 17h30

Prefeitura de Quatro Barras lança Eco Linha para denúncias ambientais

 

Publicado em: 10/01/2020 11:54 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

Whatsapp

 

Prefeitura de Quatro Barras lança Eco Linha para denúncias ambientais

Canal direto entre comunidade e fiscalização vai intensificar ações de combate a crimes contra o meio ambiente

Com mais de 40% do território coberto por áreas preservadas, Quatro Barras tem como vocação abrigar um grande patrimônio ambiental. Para garantir a qualidade e preservação de suas matas, águas e solo, a Prefeitura lança hoje (10) mais uma ferramenta que agrega comunidade e poder público: a Eco Linha para denúncias ambientais.
    
Através do celular 99152-9356, vinculado ao aplicativo WhatsApp, quem presenciar qualquer crime contra o meio ambiente poderá enviar fotos, vídeos, áudios ou textos, relatando a ocorrência de forma rápida e sigilosa. A Eco Linha vai funcionar como um canal direto entre população e agentes de fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. 
    
O prefeito Angelo Andreatta (Lara) explica que o objetivo do serviço é coibir os crimes e aplicar as sanções, com uma rápida resposta às ocorrências, além de gerar um banco de dados com estatísticas dos crimes mais recorrentes. O disque denúncia engloba casos de incêndios em matas, lixo e lavouras; descarte de entulhos; lançamento irregular de esgoto doméstico; maus tratos e abandono de animais; corte ilegal de árvores; entre outros. 
    
Para o secretário de Meio Ambiente, Leverci Silveira Filho, ainda há muito desconhecimento dos tipos de infração e também das penalidades previstas no Código Ambiental. Queimadas em florestas, por exemplo, são crimes passíveis de punição, mas atear fogo em lavouras, quintais ou no lixo, que aparentam ser de menor proporção, também são. 
    
Para isso, a Secretaria lança de forma paralela uma campanha com foco educativo sobre as tipologias de crimes ambientais e suas respectivas sanções - uma medida para tornar a legislação cada vez mais conhecida pela comunidade e conscientizar moradores de área urbanas e rurais. 
    
Lara disse que o engajamento da população será decisivo. "Cuidar da cidade é um compromisso de todos nós. Com este canal, vamos ampliar os olhares para cuidar da cidade", concluiu o prefeito.