Prefeitura instala luminárias LED no Jardim Menino Deus, Itapira e área central

Publicado em: 04/02/2019 17:42 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

Prefeitura instala luminárias LED no Jardim Menino Deus, Itapira e área central

Investimento vai ampliar eficiência do sistema e reduzir custos

A Prefeitura de Quatro Barras está instalando novas luminárias LED nas regiões do Jardim Menino Deus, Itapira e também na área central da cidade. Na última semana, o prefeito Angelo Andreatta (Lara) acompanhou o trabalho das equipes, com coordenação da Secretaria de Urbanismo.

Na Avenida Dom Pedro II, foram instaladas 8 luminárias de 250 Watts. No Itapira, 19 novas luminárias já melhoram o sistema e no Jardim Menino Deus são mais 20 luminárias, instaladas na Praça CEU.

Lara disse que além de ampliar a eficiência do sistema, o investimento vai reduzir custos. Nas três regiões, a economia será de R$ 7.878,08 por ano. Em pouco mais de dois anos, o investimento aplicado já terá sido pago.

O custo total da instalação foi de R$ 60 mil, dos quais 30% são contrapartida da Prefeitura. O maior montante é proveniente de um fundo do Paraná Cidade.

"Além de garantir mais eficiência ao sistema, as luminárias vão trazer mais segurança aos moradores nestes locais e uma economia importante, que a curto prazo vai custear o investimento e também contribuir para equalizarmos as despesas de iluminação", disse o prefeito.

Segundo o gestor público da Secretaria, Gilson Sydor, hoje o sistema de iluminação apresenta um déficit, ou seja, o que é arrecadado não suporta as despesas, que acabam sendo custeadas pela Prefeitura. Com o uso da tecnologia LED e de outros investimentos, esta situação poderá ser revertida, equalizando gastos e receita. "Gerando economia, poderemos usar os recursos na implantação de novas melhorias para o sistema", disse Gilson.

Outras regiões, novos projetos

A instalação de superpostes e tecnologia LED já vem ocorrendo desde o ano passado. Bairros como a Borda do Campo, Jardim Pinheiros e Jardim Patrícia já foram contemplados. A proposta é atender todas as regiões, especialmente as com maior fluxo populacional.

Em paralelo, a Prefeitura estuda a implantação de outros projetos para o setor. Um deles é a utilização de energia solar nas futuras construções municipais, com a instalação de placas fotovoltaicas, que são auto sustentáveis. O projeto já existe e hoje o município busca recursos para colocá-lo em prática.