CAPS comemora Dia Mundial da Saúde Mental

Publicado em: 10/10/2018 16:21 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

CAPS comemora Dia Mundial da Saúde Mental

Encontro com pacientes marca data e enfatiza importância do tratamento

O Centro de Atenção Psicossocial de Quatro Barras (CAPS) mobilizou pacientes e programou uma agenda especial nesta quarta-feira (10) para comemorar o Dia Mundial da Saúde Mental. Na programação, além de falar sobre a importância da data, o evento contou com depoimentos de pacientes, apresentações culturais e um lanche especial de confraternização, reunindo pacientes, familiares e convidados.

"É um dia importante, que enfatiza a questão do tratamento, mas que também lembra a relevância de acabar com os estigmas na sociedade", disse a coordenadora do CAPS e assistente social, Edi de Paula Santos.

O prefeito Angelo Andreatta (Lara) parabenizou a equipe pelo trabalho e falou da importância de procurar e manter o tratamento. "Toda a equipe está de parabéns pela mobilização, pelo apoio e dedicação. E cada paciente também, por sua força e determinação. Espero que todos evoluam no tratamento e se sintam bem e felizes", disse Lara.

No encontro da manhã de ontem, a pastora Ana Maria conversou com o público, destacando a importância da autoestima e de cuidar de si mesmos. Os pacientes Renato e Carlos deram depoimentos de como o tratamento ajudou e vem ajudando no combate ao alcoolismo. "Só tenho a agradecer o apoio que recebi. Todos temos uma capacidade muito grande e devemos ter fé sempre", disse Carlos.

A programação continuou com a apresentação do grupo de música e teatro do Hospital Angelina Caron, que destacaram outra campanha importante: o combate ao câncer de mama, símbolo da Campanha Outubro Rosa. O evento foi encerrado com uma animada aula de zumba, que movimentou todo o público presente.

Atendimento

Hoje o CAPS atende 265 pacientes. Os casos mais comuns estão relacionados à depressão, bipolaridade, alcoolismo, dependência química, pânico e esquizofrenia. Cerca de 50 deles frequentam as oficinas de terapia ocupacional, que englobam atividades de culinária, marcenaria, artes, entre outras. A principal meta e função do CAPS é investir na reinserção social dos pacientes, para que sigam suas vidas normalmente.