Alunos de Quatro Barras se destacam no Circuito Escolar de Xadrez

Publicado em: 19/09/2018 16:30 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

Alunos de Quatro Barras se destacam no Circuito Escolar de Xadrez

Ginástica da Mente 2018 reuniu quase 900 enxadristas em São José dos Pinhais

Sessenta alunos das escolas municipais de Quatro Barras participaram na última sexta-feira (14) do Circuito Escolar de Xadrez de São José dos Pinhais. Intitulado 'Ginástica da Mente', o evento reuniu 865 enxadristas de 50 instituições de ensino de várias cidades.

Quatro Barras levou 60 dos 160 alunos que hoje praticam a modalidade no Centro Integrado de Educação (CEI), da Secretaria Municipal de Educação, que oferece, entre essa e outras modalidades, um constante aprendizado no período de contraturno escolar.

O grupo foi composto de crianças entre 6 e 11 anos que mais vêm se destacando no xadrez. Os resultados foram muito positivos. A aluna Alice Massaneiro foi campeã na categoria 1º ano, e Isabella Vitória Ribeiro foi prata na mesma categoria.

Na categoria 2º ano o destaque foi para a aluna Eduarda Perine, campeã, e João Vitor Seguetto da Cruz, que ficou em 2º lugar. Além dos alunos classificados, Quatro Barras contou com mais dois pódios: o Guarda Municipal de Quatro Barras e apoiador do projeto, Jeferson Messias dos Santos, que foi campeão na categoria universitário; e o professor de Xadrez do Projeto CEI-Quatro Barras, Julio Domingos, que foi prata na categoria comunidade.

O objetivo do evento, realizado pela Federação Paranaense de Xadrez (Fexpar) e pela Secretaria de Educação de São José dos Pinhais, é incentivar a prática do xadrez, estimulando o raciocínio lógico, a memória, a concentração, a atenção e a criatividade, qualidades que o xadrez desperta de forma lúdica e integrativa.

Participaram do circuito as cidades de Araucária, Quatro Barras, Tijucas do Sul, Agudos do Sul, Ponta Grossa, Curitiba, Pinhais, Balsa Nova e Fazenda Rio Grande.