Uso de motos vai reforçar patrulhamento da Guarda Municipal

Publicado em: 24/07/2018 09:24 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

Uso de motos vai reforçar patrulhamento da Guarda Municipal

GMs concluíram o Curso de Capacitação para Motociclista Policial ministrado pela PM

A Guarda Municipal de Quatro Barras implanta já nos próximos dias o patrulhamento com motos. Nesta terça-feira (17) os guardas municipais concluíram o Curso de Capacitação para Motociclista Policial - um treinamento de 60 horas que incluiu temas como legislação de trânsito, direção defensiva, moto mecanização e noções de pilotagem.

Ao longo de seis dias, GMs de Quatro Barras e Pinhais, e policiais do 17º e 22º Batalhão aprenderam juntos técnicas de frenagem, escolta, técnicas policiais de batedor e como operar a motocicleta em alta e baixa velocidade, em circuitos que exigem habilidade pela limitação de espaços ou em grandes conglomerados.

As etapas práticas aconteceram em Curitiba, Quatro Barras e Pinhais. O instrutor do curso, tenente Rafael Saldanha Ekermann, do 22º Batalhão da PM, disse que a capacitação habilita o guarda municipal a operar a motocicleta de forma segura e com toda a capacidade de resposta nas ocorrências.

Os guardas municipais Elso Flávio Dias Machado e Fabio dos Santos passaram em todas as etapas e foram habilitados, recebendo nesta terça-feira (17) os certificados de conclusão do curso.

"É um curso intenso, com alto nível de dificuldade, mas imprescindível para uma atuação segura e efetiva", destacou o tenente-coronel Sérgio Augusto Ramos. "É com grande satisfação que a gente observa essa participação dos municípios na segurança pública. Quatro Barras e Pinhais têm se destacado muito nesse sentido. Sabemos a necessidade de o policial, de o guarda municipal estar bem treinado, e o quanto estes investimentos, essa visão, reflete positivamente na segurança pública", concluiu o comandante do 22º BTPM.

O prefeito de Quatro Barras, Angelo Andreatta (Lara), e a vice-prefeita de Pinhais, Rosa Maria, participaram da solenidade realizada no plenário da Câmara de Pinhais, além de autoridades militares, familiares e lideranças.

Lara destacou os resultados positivos das várias parcerias que vêm sendo estabelecidas entre Quatro Barras e Pinhais, e a sólida parceria entre Guarda Municipal e Polícia Militar.

"Este ano a GM tem muito a comemorar. Investimos em veículo novos, agora as motos novas, armas não letais, os novos uniformes que estão chegando, os cursos periódicos de qualificação e também aproveito para citar esta rede de trabalho de suma importância junto à Polícia Militar e à Polícia Civil, além de outros órgãos de segurança", enfatizou.

Segundo o secretário de Ordem Pública, Marcos Pereira, as novas motos adquiridas pela Prefeitura chegam já nos próximos dias. A meta é que os novos equipamentos dêem suporte nas rondas ostensivas e operações em áreas e ruas de difícil acesso.