Quatro Barras investe em capacitação para o mercado de trabalho

Publicado em: 24/07/2018 09:21 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

Quatro Barras investe em capacitação para o mercado de trabalho

Parceria entre Prefeitura e Senai garante qualificação de 180 profissionais

Através de uma parceria entre a Prefeitura de Quatro Barras, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Industrial, Comercial e Turístico, e o Senai, 180 profissionais da cidade receberam qualificação para o mercado de trabalho.

Foram ofertados três cursos: Corte e Costura Industrial; Instalação Elétrica Predial; e Técnicas de Panificação e Confeitaria, bolos e salgados. Os alunos puderam usufruir de uma estrutura completa com maquinários adequados a cada curso, montados  em containeres. As oficinas tiveram uma carga horária de 80 horas.

Os participantes dos cursos ainda receberam orientação para o empreendedorismo em palestra ministrada pelo secretário de Desenvolvimento, Marco Aurélio Bürkner. Os alunos também puderam participar de outra palestra sobre  Marketing Pessoal com a consultora  e orientadora de Recursos Humanos, Flávia Braduk. Estes recursos extras foram utilizados para melhorar as chances de empregabilidade dos recém formados.

Segundo o secretário, a Agência do Trabalhador está à disposição dos formandos para auxiliá-los na colocação no mercado de trabalho. “A equipe da Agência do Trabalhador está atuando junto às empresas locais para a colocação desses profissionais”, destacou Bürkner.

A cozinheira Ginícea Rodrigues de Souza disse que o curso de pães, bolos e salgados será muito útil no seu currículo. “Aprendi muito com esse curso e será muito útil na minha profissão. Eu já tenho experiência no ramo de alimentação, é bom estar sempre se aprimorando”, contou.

Para dona Cleonice da Silva Braga, 59, a oportunidade é sinônimo de aprendizado e oportunidade de voltar ao mercado de trabalho. “Na minha idade achava difícil voltar ao mercado de trabalho, ainda mais sem um curso profissionalizante. Agora tenho um horizonte a minha frente. Estou motivada e não pretendo parar por aqui”, salientou. Cleonice pretende começar um pequeno negócio e vai procurar a Sala do Empreendedor para formalizar o empreendimento.

Formado em Gestão de Tecnologia da Informação, Cleisson Pierre, 19, diz que irá aproveitar muito o conhecimento que adquiriu no curso de Instalações Elétricas. “Sem dúvida vou aproveitar muito o que aprendi no curso. Achei excelente a oportunidade de aprender, me sinto mais preparado para o mercado”, disse o jovem.

Durante a entrega de certificados, o prefeito Angelo Andreatta (Lara) falou da satisfação de poder auxiliar na qualificação profissional. "Este é o caminho para fomentar mais trabalho e renda à população. É através da capacitação que as portas se abrem e novos negócios são criados. É isto que desejamos às pessoas: mais oportunidades", enfatizou.

Para os profissionais que preferirem empreender, a secretaria, através da Sala do Empreendedor, prestará todo o suporte necessário na orientação para criação de microempresas individuais (MEI). A intenção é potencializar a formalização do emprego a partir destas iniciativas. Quaisquer dúvidas podem ser sanadas diretamente na Sala do Empreendedor, na Praça Nove de Novembro, ao lado do terminal, ou pelo telefone 3671-8800, ramal 8816.