Produtores participam do Curso de Conservas, Molhos e Temperos

Publicado em: 26/01/2018 08:56

Produtores rurais de Quatro Barras participaram nesta terça (23) e quarta-feira (24) do Curso de Conservas, Molhos e Temperos ministrado através da parceria entre a Prefeitura e o Senar. Ao longo dos dois dias de capacitação, o grupo produziu conservas de beterrabas, temperos mineiros, molhos de pimenta, pastas de alho, pepinos agridoces e sais aromáticos.
 As aulas foram ministradas pela instrutora do Senar, Maria Regina dos Santos, na Chácara Terra Graciosa. O secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Ezequiel Zatoni Mocelin, disse que a proposta é fortalecer a agricultura familiar e contribuir para a formação do produtor. "A capacitação permite ampliar a renda nas propriedades e diversificar os nichos de produção", destacou.
 Segundo ele, já nos dias 1 e 2 de fevereiro, a Secretaria em parceria com o Senar vão promover também o Curso de Geléias, voltado a produtores rurais. O vice-prefeito Roberto Adamoski acompanhou o encerramento do curso na quarta-feira e falou da importância da qualificação para fortalecer o turismo.
 "Este preparo é importante. O eixo da Graciosa tem esta demanda de alimentação, da venda de produtos artesanais, e o curso incentiva esta produção local. É importante para o produtor e também para o município", disse Adamoski.
 As dicas de cozimento, temperos e os segredinhos das receitas animaram a produtora Lorena Leme, moradora do Palmitalzinho. Ela produz morangos orgânicos e quer diversificar a produção. "Eu sabia o básico das conservas e temperos, e pude aprender muito com o curso. É sempre o detalhe que faz a diferença numa receita, tanto no sabor quanto na conservação dos produtos. Adorei", contou.