Quatro Barras vai investir R$ 800 mil em equipamentos para agricultura

Publicado em: 04/01/2018 09:25

O prefeito de Quatro Barras, Angelo Andreatta (Lara), assinou nos últimos dias de 2017 contratos com a Caixa Econômica Federal que autorizam a licitação de novos equipamentos para o incentivo à agricultura.
Os investimentos somam mais de R$ 800 mil em repasses federais, oriundos de emendas dos deputados João Arruda e Toninho Wandscheer. Com o repasse e uma contrapartida da Prefeitura no valor de R$ 132.950,00, Lara vai adquirir uma retroescavadeira, uma carreta basculante, um trator, um caminhão baú, arado subsolador, distribuidor, motocultivadores, enxada rotativa e um caminhão basculante - que juntos vão resultar num maciço investimento para o setor.
"Isso vem consolidar o que nos propusemos no nosso plano de governo: um maior incentivo ao produtor rural. Os contratos de repasse assinados hoje vêm realmente consolidar todo o olhar humano que nós queremos dar ao produtor rural, potencializando suas capacidades produtivas e melhorando sua renda. É com esta visão que estamos dobrando a aquisição de alimentos do produtor rural em 2018", disse Lara.
O secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Ezequiel Mocelin, disse que os equipamentos vão ampliar políticas como a melhoria da qualidade do solo, os acessos nas propriedades rurais e o apoio a insumos e ao aumento da produção. "Sem dúvida, será um passo determinante para fortalecer as políticas agrícolas e incentivar o cultivo nas propriedades, dando um novo dinamismo ao setor", afirmou Ezequiel.
Lara assinou os contratos de repasse juntamente com o gerente de Filial da Gerência de Governo de Curitiba (Gigov-CT), Fábio Cassali; o representante da Caixa Econômica Federal no município de Quatro Barras, Jefferson Peres; e o gerente geral da Agência de Campina Grande do Sul, Marcelo Cristiano Novatzki. O encontro também contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Industrial, Comercial e Turístico, Marco Aurélio Bürkner; e da responsável pelo setor de Captação de Recursos, Sandra Jungles.
O produtor rural Cirineu Palivoda cultiva milho, feijão e hortaliças numa propriedade na Campininha, e destacou a importância dos investimentos para quem depende da terra. "Os equipamentos, acessíveis aos produtores, serão uma ferramenta fundamental para alavancar a agricultura, para torná-la mais forte. Muitos produtores não têm condições de contratar estes serviços. É um investimento grande que pode fazer toda a diferença", disse Cirineu, que tem boas expectativas para a colheita em 2018.