• (41) 3671-8800
  • Seg. à Sex. 8h00 às 12h e 13h30 às 17h30

Defesa Civil e Bombeiros contém incêndio na área do futuro Parque Linear do Timbú

 

Publicado em: 03/10/2017 11:26

Whatsapp

 

Um incêndio atingiu, na última semana, a área do futuro Parque Linear do Timbú, localizado na extensa linha verde que liga a região central de Quatro Barras ao bairro Jardim Menino Deus. As equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros atuaram ostensivamente no combate às chamas na tentativa de manter o patrimônio ambiental da área, que abriga o Rio Timbú - um dos quatro rios que abastecem a Bacia do Iraí.
   
O que vem preocupando as autoridades é a incidência de incêndios no local. Desde o início de agosto já foram cinco ocorrências. Uma delas, no último dia 15 de setembro, queimou 60 mil metros quadrados de vegetação.
   
De lá para cá, outros dois incêndios ambientais já atingiram a área do futuro parque. Na última quarta-feira (27) o estrago foi ainda maior. O fogo atingiu os dois lados da Avenida Aristeu Luciano Adamoski, queimando mais de 75 mil metros quadrados de área, segundo levantamento do Corpo de Bombeiros.
   
A coordenadora da Defesa Civil, Rosamaria Ferreira Duarte, disse que grande parte das ocorrências está ligada ao uso irresponsável da área. "Muitas pessoas vão pescar, jogam bitucas de cigarro na mata e o fogo rapidamente se propaga, o que traz grande danos à fauna e à flora e ainda causa a poluição do rio", alertou.
     
O prefeito Angelo Andreatta (Lara) disse que é urgente a consolidação efetiva do parque, para a garantia de sobrevivência das espécies e a busca da melhoria da qualidade hídrica do Rio Timbú. "Já conversamos algumas vezes com o presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche, que aprovou o projeto. Estamos agora aguardando que tudo caminhe para a efetivação do parque", disse Lara.

Parque
O projeto para implantação do Parque Linear já foi elaborado pelas equipes técnicas da Prefeitura e da Sanepar. Uma das principais propostas do espaço é proteger o leito do Rio Timbú e a biodiversidade local, além de estimular a educação ambiental com a implantação de áreas de caminhada, pedalada, espaços de lazer e uma arena aberta multieventos para a promoção de atividades educativas.