Caravana do Programa Quatro Barras + Limpa começa a percorrer escolas

Publicado em: 13/09/2017 11:49

A Caravana do Programa Quatro Barras + Limpa começou nesta segunda-feira (11) a percorrer todas as escolas municipais, levando aos alunos a peça de teatro "Dona Zica e como separar seu lixo", além de cartilhas informativas sobre a separação e o descarte correto dos resíduos.

O programa foi lançado pela Prefeitura há duas semanas justamente com este foco educativo: mobilizar crianças, jovens e adultos sobre atitudes diárias que fazem a diferença na conservação e limpeza da cidade.

Nas escolas, a interação das crianças já surpreende. A reação à personagem Dona Zica, eixo central da peça, que não separa o lixo e dá exemplo do que não fazer, é imediata. Ao final do espetáculo, cada criança faz questão de contar o que aprendeu.

"Aprendi muitas coisas com a peça", disse o aluno Gabriel Alves Vargas, de 8 anos. "Aprendi que devemos reutilizar, separar o lixo, não jogar lixo na rua, não jogar o lixo no mar porque faz mal aos animais marinhos, e quando descartar pedaços de vidro colocar em uma garrafa pet para não machucar os catadores", enumerou.

A aluna do 4º ano, Beatriz Martins, de 9 anos, contou que a regra dos três "R" mostrou que o lixo pode ser transformado em coisas novas, gerando renda e diminuindo os impactos no meio ambiente.

O prefeito Angelo Andreatta (Lara) disse que os resultados da conscientização sempre vão além do imaginado. "As crianças estão abertas a ouvir e colocar em prática o que aprenderam. Por isso, a educação é tão importante como estímulo para boas atitudes", enfatizou Lara.

Segundo o secretário de Urbanismo, Marco Aurélio Presa, e o diretor de departamento, Willians Camargo de França, que acompanha a peça teatral, todas as escolas municipais de Quatro Barras receberão ainda nesta semana a visita da caravana.

A campanha é uma realização da Secretaria de Urbanismo, em parceria com as secretarias de Meio Ambiente, Educação, Esporte e Assistência Social e Cultura. A peça teatral é realizada pelo Grupo de Teatro de Quatro Barras, que tem no elenco os alunos atores Gustavo Ernesto, Guilherme Carneiro, Andrei Brown, Sara Santos, Alyne Antunes e Murilo de Souza, com orientação da professora Tamires Cordeiro.