Quatro Barras e PM implantam PROERD nas escolas

Publicado em: 05/09/2017 18:36

O município de Quatro Barras, em parceria com a Polícia Militar, está implantando o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, o PROERD. Desde a última semana alunos dos 5º anos de todas as escolas municipais vem recebendo as aulas do soldado Guilherme Kowalczuk, do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária.

Nesta segunda-feira (4), o prefeito Angelo Andreatta (Lara) esteve reunido com o 2º tenente, Evelyn Garcia; o soldado Guilherme; a secretária de Educação, Adriana Túlio; a coordenadora de projetos, Luciana Simioni Andreatta; e o vereador André Luiz Barcia da Silva - autor do projeto que regulamenta a implantação do programa na cidade.

Lara disse que objetivo de retomar o programa é fortalecer valores e incentivar as crianças ao bom caminho. "Fico especialmente contente por resgatarmos o PROERD e pelos impactos positivos que ele terá. A prevenção e a conversa são a melhor forma de prevenção às drogas. É um cuidado essencial com nossas crianças", destacou.

Ao todo, mais de 300 alunos estão sendo contemplados. Uma delas é Natália da Silva Bestel, de 10 anos, aluna da Escola Municipal João Curupaná da Silva, que em poucas aulas já contou o que aprendeu. "Aprendi que devemos ter cuidado. Ficar longe das drogas, das bebidas, respeitar o outro e ser um bom cidadão", contou Natália, falando da alegria de ter um policial na escola, "que cuida da gente".

Programa
O PROERD é uma ação conjunta entre Prefeitura, Policia Militar, escolas e famílias, e atua na prevenção ao uso de drogas e à violência entre estudantes, alertando sobre as pressões e as influências diárias e como resistí-las. O programa é tido hoje como o melhor em prevenção primária, segundo estudos em vários países onde foi implantado.