Nos últimos 3 anos, COAG-QB deu um salto na produtividade e quantitativo de cooperados, e hoje fornece alimentos para a merenda escolar municipal e estadual, para Curitiba e toda a Região Metropolitana
A Cooperativa Agropecuária de Quatro Barras (COAG-QB) inaugurou, no último dia 19, o novo barracão com câmara fria para distribuição de alimentos. Os investimentos da nova estrutura são provenientes do Programa Coopera Paraná, do Governo do Estado, totalizando R$ 700 mil, aplicados não apenas na construção, mas também na aquisição de um novo caminhão e da câmara fria, com investimentos de R$ 150 mil, por parte da cooperativa.
A instalação foi possível em virtude da parceria estabelecida entre cooperativa, Governo do Estado e Prefeitura, que cedeu à COAG-QB o terreno do Horto Municipal como sua sede. A cessão está prevista em lei municipal e concede o espaço aos cooperados por um período de 15 anos, com o objetivo de incentivar a agricultura familiar.
Durante o evento, o presidente da COAG-QB, José Cassiano dos Reis Neto, lembrou as conquistas da cooperativa desde a sua reativação em 2022, quando a entidade saiu de 10 cooperados para os atuais 153, hoje provenientes de 19 municípios. Os avanços não ocorreram apenas no quantitativo de cooperados, mas também na produtividade e nos nichos de mercado. Hoje a cooperativa fornece alimentos para a merenda escolar de Quatro Barras e Curitiba, nas redes municipal e estadual; além de atender toda a Região Metropolitana, incluindo casas de recuperação, associações, Exército Brasileiro, entre outras entidades.
“Todo este avanço se deve ao apoio da Prefeitura e dos cooperados, que acreditaram que seria possível. Hoje, a COAG-QB é uma cooperativa respeitada, forte e com excelentes perspectivas para o futuro”, disse Cassiano.
Além de produtos fresquinhos, vindos direto do produtor, a cooperativa fornece alimentos orgânicos para a merenda nas escolas municipais de Quatro Barras, o que traz um salto na qualidade do que é consumido pelas crianças.
Em seu pronunciamento, o prefeito Loreno Bernardo Tolardo, disse que uma das prioridades da gestão foi investir e apoiar a agricultura familiar, levando trabalho e renda para as propriedades rurais. Segundo ele, por isso, a Prefeitura hoje investe 100% dos recursos do PNAE na agricultura familiar, quando o índice obrigatório é de 30%, além de outros 30% adicionais que também são investidos na aquisição para a merenda.
“Hoje é uma satisfação muito grande estar aqui e ver o quanto a cooperativa evoluiu e como caminha a passos firmes. Quero agradecer esta sólida parceria firmada entre cooperativa, Prefeitura e Governo do Estado, através da SEAB e do Programa Coopera Paraná. É com esta visão de união, de progresso e de oportunidades que vamos lapidando a cada dia a nossa cidade, que está preparada para o presente e para o futuro”, destacou o prefeito.
A secretária de Meio Ambiente, Agricultura e Bem-Estar Animal, Thayoná Souza de Oliveira, disse que o objetivo do município é aliar desenvolvimento econômico e sustentabilidade, apoiando quem produz e quem acredita na terra. Ela agradeceu e lembrou a atuação do ex-secretário da pasta, Cariovado de Andrade Ferreira Neto, que contribuiu ativamente no processo de reativação da cooperativa, e destacou os esforços do presidente Cassiano e de todos os cooperados do início, destacando a produtora Edna, uma das desbravadoras para a reativação da cooperativa, e as produtoras Anelize, Andréa Bueno e Denise.
“É muito gratificante estar aqui hoje, comemorando as conquistas e aquisições da cooperativa, que está cada vez mais fortalecida. Sempre daremos nosso total apoio porque acreditamos na importância da agricultura familiar, de quem produz e valoriza nossa terra”, afirmou a secretária.
Também estiveram presentes o representante da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (SEAB), Valdenir Batista Veloso Neto; o presidente da Câmara Municipal, vereador Fernando Cunha; a homenageada - que empresta seu nome ao novo barracão - Inez Maria Michelon Tolardo; e os empresários Luiz e Leonardo Tolardo; além de familiares de dona Inez, secretários municipais, vereadores e produtores locais.
HOMENAGEM – A escolha pelo nome de dona Inez Maria Michelon Tolardo foi realizada pela COAG-QB, pela sua dedicação, por anos, como voluntária no Horto e por sua ligação com a terra e tudo o que ela produz.
INCENTIVO - O incremento na produção e comercialização dos produtores locais e da cooperativa também foi intensificado após a implantação, pela Prefeitura, do Selo SIM - o Serviço de Inspeção Municipal - e do Selo Arte, que permite a venda de produtos de origem animal em todo o território nacional. As duas certificações hoje permitem ampliar o nicho de mercado da COAG-QB, levando incentivo para quem produz.