Programa completa 25 anos de existência no Paraná
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – PROERD – formou, pelo 8º ano consecutivo, mais de 300 crianças em Quatro Barras - estudantes do 5º ano da rede municipal de ensino. Imbuído pelo objetivo maior de guiar e orientar as crianças no caminho do bem, longe das drogas e da violência, o programa segue em uma trajetória evolutiva, com uma sólida parceria entre o Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária e a Prefeitura de Quatro Barras, por meio da Secretaria Municipal de Educação.
A solenidade de formatura foi realizada no último dia 17, no salão social do Clube Santa Mônica, onde alunos, pais, familiares, policiais e autoridades estiveram presentes.
“A nossa principal função é ajudar as crianças a fazerem boas escolhas, a pensar nas consequências antes de escolher, para, de fato, entender o que faz bem para a sua vida. Eu sempre digo a eles que, se eles aprenderem a fazer boas escolhas, responsáveis e seguras, eles vão ter o futuro brilhante que todos nós queremos que eles tenham”, disse a soldado Juliane Mansano de Oliveira.
Ao longo dos meses de abril a agosto, ela e o cabo Guilherme Kowalczuk de Oliveira estiveram presentes nas salas de aula trazendo ensinamentos valiosos para as crianças.
O prefeito Loreno Bernardo Tolardo falou da satisfação de acompanhar e apoiar este programa imprescindível para as crianças. “É um programa fantástico da Polícia Militar que sempre terá nosso total apoio. É uma semente que se planta para o futuro, é o poder público e a polícia de mãos dadas com as famílias e, sobretudo, atentos às nossas crianças”, avaliou o prefeito.
A cerimônia também foi acompanhada pelo secretário de Educação, Esporte, Lazer e Juventude, Fredinei Rodrigues (Fré); pelo comandante do 29º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Murbach; pelo comandante do Batalhão de Polícia Escolar Comunitária, Major Harley Hudson; pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Fernando Cunha; e pelo diretor de Esportes do Clube Santa Mônica, Mauro Celso Monteiro.
Durante a cerimônia foram realizadas a premiação dos alunos destaque nas redações, homenagens aos profissionais das escolas - entre professores, educadores e diretores -, o juramento do PROERD e a entrega de certificados às crianças, com a presença do mascote do programa, o leão Daren, que simboliza a força e a resistência. Num clima descontraído, de música e animação, cada criança também foi presenteada com um leãozinho mascote do programa, para lembrar que o PROERD não termina por aqui. É para a vida inteira.
Segundo o cabo Guilherme, Quatro Barras é hoje o município-destaque do programa, pelo apoio dedicado ao PROERD, servindo de exemplo para várias outras cidades.