Quatro Barras realiza 1ª Cavalgada da Integração

Publicado em: 29/08/2017 08:59

Quatro Barras está resgatando a tradição das cavalgadas. Neste domingo (27) a Prefeitura Municipal promoveu a 1ª Cavalgada da Integração, reunindo 265 cavaleiros e amazonas do município e também de cidades vizinhas. O percurso de 17 quilômetros mesclou o urbano e o rural: do centro, o grupo passou pelas regiões da Borda do Campo e Pinheirinho, percorrendo a Estrada da Baitaca e finalmente a Estrada da Graciosa, até chegar à Igreja Bom Jesus, na Campininha.

Lá, os cavaleiros foram recepcionados com um almoço especial: carreteiro com charque gratuito e também complementos que podiam ser adquiridos no local. Houve bênção especial para os participantes, feira de artesanato, shows sertanejos e sorteio de brindes.

O padre Pedro Paulo Alves de Souza e o prefeito Angelo Andreatta (Lara) deram as boas vindas ao público, que ultrapassou a marca de 450 pessoas. "É uma festa linda, pudemos ver ao longo do trajeto as pessoas saindo de suas casas para ver os cavaleiros e amazonas passarem. É um resgate importante da nossa cultura e história. Tudo aqui foi desbravado dessa forma", disse Lara.

O cavaleiro Cristian Crescencio, de 39 anos, destacou a importância desse resgate. "O cavalo é algo forte na cultura de Quatro Barras. Várias cabanhas realizavam cavalgadas, mas a adesão nunca era o esperado por ser algo isolado. Com o apoio da Prefeitura, vemos que existe uma união. Por isso, o nome da cavalgada condiz tão bem: integração", afirmou.

Em meio aos cavaleiros, um grupo de Pinhais visitou a região pela primeira vez. "Temos uma cabanha lá e adoramos as cavalgadas. Estava tudo muito bom", contou Marlene Rodrigues, de 39 anos, que veio acompanhada de amigos e familiares.

O diretor de Turismo, Leverci Silveira Filho, aproveitou para agradecer a adesão das cabanhas e dos cavaleiros e disse que o evento será o primeiro de muitos. "Sem dúvida é um resgate importante e também um incentivo à visitação de nossas regiões turísticas", enfatizou.

A cavalgada é uma realização da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Industrial, Comercial e Turístico; com apoio da Guarda Municipal; secretarias de Saúde, Cultura e Infraestrutura; Paróquia São Sebastião e da entidade sem fins lucrativos AMES, que foi responsável pela preparação e venda dos alimentos. Toda a renda arrecadada agora será revertida para uma programação especial para o Dia das Crianças.