Investir para economizar: Prefeitura reativa super postes com iluminação LED e instala novas tecnologias

Publicado em: 22/08/2017 16:11

Desde o mês de maio, a Prefeitura de Quatro Barras vem realizando benfeitorias permanentes na área de iluminação pública. Em locais estratégicos como praças, escolas e vias públicas, as equipes reativaram super postes já existentes, substituindo as antigas luminárias de vapor de sódio por lâmpadas de LED, que geram uma economia de até 60% e requerem o mínimo de manutenção devido a sua longa vida útil.

Mas os investimentos não param por aí. Segundo o diretor de Urbanismo e responsável pelo Sistema de Iluminação Pública, Gilson Sydor, um conjunto de ações e investimentos hoje está tornando o sistema mais eficaz, com menores custos.

"Por determinação do prefeito, o município adotou medidas importantes neste ano: adquiriu e instalou novos reatores de baixa perda, transferiu a titularidade dos condomínios embasado em jurisprudência vigente, está buscando novas parcerias para captar recursos e vem investindo continuamente na tecnologia LED. Juntas estas ações estão gerando economia, o que reduz o déficit na conta de iluminação, e o mais importante, estão garantindo melhores serviços ao cidadão", destacou.

Conforme informações da Secretaria de Urbanismo, vários pontos da cidade já foram beneficiados. A Praça Daniel Mocelin, na Borda do Campo, as praças centrais (Raulino Alves Cordeiro e 9 de Novembro), o Terminal Rodoviário, as rotatórias do Jardim Pinheiros e Florestal, as praças do Jardim Creplive e Jardim Pinheiros, o Colégio Estadual Arlinda Ferreira Creplive e a Escola Municipal Devanira Ferreira Alves já contam com iluminação de LED.

O prefeito Angelo Andreatta (Lara) disse que a meta é investir para economizar, gerando benefícios nas duas pontas: um sistema de iluminação mais eficiente e ao mesmo tempo mais econômico.

"Além de melhorar o sistema, com pontos estratégicos mais iluminados e consequentemente mais seguros para a população, estamos garantindo uma economia importante que vai permitir novos investimentos em projetos de melhoria e eficiência energética", destacou Lara.

Segundo o prefeito, só neste primeiro semestre já foram investidos mais de R$ 130 mil em melhorias no sistema de iluminação. Só com a instalação das lâmpadas em LED o valor aplicado foi de R$ 45 mil até agora, e estão empenhados mais R$ 100 mil que vão contemplar mais bairros e comunidades.

No cronograma da Secretaria de Urbanismo, os próximos pontos a receber iluminação de LED serão os bairros Jardim Menino Deus, Colônia Maria José, Pinheirinho e Santa Luzia. Outras regiões também serão atendidas.

Em paralelo, Quatro Barras vem desenvolvendo um estudo com a ASSOMEC para pleitear junto ao Governo do Estado a redução dos atuais 29% de ICMS sobre a tarifa de iluminação para 18%. Esta alíquota é utilizada por 80% dos Estados brasileiros, e com sua aplicação os municípios poderiam investir em melhorias no sistema de iluminação pública, expansão de rede e novas tecnologias.