Procuradoria da Mulher completa um ano de implantação

Publicado em: 22/09/2023 17:24 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Município tem avançado nos instrumentos de defesa e proteção da mulher

A Procuradoria da Mulher de Quatro Barras completou nesta quarta-feira (20) um ano de implantação. Está sediada junto ao Poder Legislativo e hoje é conduzida pela vereadora e procuradora da Mulher, Lucinéia Alves; e pelos procuradores adjuntos Edson dos Santos Paula e Juliana Rodrigues.

Para marcar a data e também os avanços obtidos no atendimento e acolhimento às mulheres vítimas de violência, a Câmara Municipal realizou uma sessão solene, reunindo autoridades dos três poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário – o que reforça a atenção dedicada ao tema, especialmente no que diz respeito ao combate à violência doméstica. Crime que coloca o PR no 3º lugar no ranking em todo o Brasil.

O prefeito Loreno Tolardo e o vice-prefeito Jarbas Mocelin participaram da solenidade, juntamente com os procuradores da Mulher; a deputada estadual e procuradora da Mulher no Paraná, Cloara Pinheiro; o promotor de Justiça, Dr. Octacílio Sacerdote Filho; a juíza de Direito, Dra Paula Priscila Candeo; a representante da deputada estadual Cristina Silvestri, Gabriela Siqueira; a representante da Secretaria da Mulher e Igualdade Racial do Paraná, Priscila Loureiro; a secretária da Mulher e Direitos Humanos de Quatro Barras, Ieda Tolardo; e o presidente da Câmara, vereador Antônio Cezar Creplive (Toto); além de vereadores e lideranças presentes.

“É uma conquista. Só temos a comemorar os avanços que Quatro Barras tem obtido no que diz respeito às políticas públicas voltadas às mulheres. Hoje temos uma parceria importante, atuamos de forma conjunta, não apenas no acolhimento a mulheres vítimas de violência, como também em ações preventivas, educativas e de conscientização junto à comunidade”, disse a vereadora Lucinéia.

O prefeito Tolardo parabenizou os esforços e a consolidação da procuradoria que, segundo ele, tem um papel determinante para a defesa da mulher. “O município tem avançado muito neste tema e sempre é momento de avançarmos mais. Hoje vemos como esta atuação em rede, entre os três poderes, é importante para coibir e combater as práticas de violência contra a mulher. E não apenas isto. Este trabalho conjunto está favorecendo a autonomia e trazendo novas oportunidades para o público feminino”, destacou Tolardo.

Além da Procuradoria da Mulher, hoje Quatro Barras conta com um ponto de atendimento exclusivo para mulheres vítimas de violência, próximo à Delegacia de Polícia; e com a Secretaria Especial da Mulher e dos Direitos Humanos, que junto com a Procuradoria, desenvolvem um trabalho de acolhimento e promoção de ações preventivas e campanhas de orientação às mulheres, em parceria com a Guarda Municipal.