• (41) 3671-8800
  • Seg. a Sex. 8h00 às 12h00 e 13h30 às 17h30

Mais de mil pessoas participam da cerimônia de formatura do PROERD

 

Publicado em: 20/09/2023 17:48 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Whatsapp

 

Presente no município desde 2015, Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência formou nesta terça-feira (19) mais 337 crianças no salão social do Clube Santa Mônica

“O PROERD ajuda a construir um mundo melhor”. Foi com essas palavras que a aluna Isadora Zanon Pires, da Escola Municipal Tancredo Neves, na Campininha, finalizou a leitura de sua redação, uma das vencedoras do concurso do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, nesta terça-feira (19), no salão social do Clube Santa Mônica.

Ela e outras 336 crianças participaram da cerimônia de formatura do PROERD, após receber orientações valiosas sobre como reconhecer e recusar influências negativas, dizendo “não” às drogas e à violência, e trilhando o caminho do bem, como cidadãos conscientes.

Uma bela cerimônia marcou mais uma edição do PROERD em Quatro Barras, que já acontece no município de 2015 e desde então vem ganhando cada vez mais estrutura e amplitude. O programa é realizado pela Polícia Militar, através do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária, e conta ativamente com a parceria das escolas e da Secretaria Municipal de Educação.  

O prefeito Loreno Bernardo Tolardo; o vice-prefeito Jarbas Mocelin; o presidente da Câmara, vereador Antônio Cezar Creplive; o secretário de Educação, Fredinei Rodrigues; o secretário de Governo, Paulo Cesar de Lima Junior (Juninho); e o comandante do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária, tenente-coronel Ricardo da Costa, acompanharam toda a cerimônia, juntamente com o presidente do Clube Santa Mônica, Carlos Cavichiolo; e os educadores sociais do PROERD, Guilherme Kowalczuk e Juliane Mansano de Oliveira.

“Alguns eventos nos trazem satisfação e outros nos trazem ‘muita’ satisfação. Assim é o evento de hoje. Um momento festivo, contagiante, que lança luz ao futuro, com a conscientização das nossas crianças para o caminho do bem, das boas escolhas, de serem cidadãos conscientes”, disse Tolardo ao destacar a sólida parceria que o município tem com a Polícia Militar do Paraná, através do Batalhão de Patrulha Escolar (BPEC).

Tolardo agradeceu ao comando e os educadores da BPEC; ao apoio irrestrito oferecido pela Secretaria Municipal de Educação e todos os educadores; à Banda da Polícia Militar; e ao Clube Santa Mônica, por disponibilizar o espaço, que recebeu os 337 alunos da rede municipal, dos 5º anos, além de pais e familiares, num belo evento. 

O PROGRAMA – Ao longo do ano, o PROERD esteve presente nas seis escolas municipais de Quatro Barras, nas turmas de 5º ano. Além de conscientizar as crianças para reconhecer e recusar influências negativas, como drogas e violência, os educadores sociais do programa abordaram temas como bullying, o respeito ao próximo e a responsabilização das ações de cada pessoa. Todas as crianças também participaram de um concurso de redação sobre o que aprenderam com o PROERD. 

Lições que o aluno Felipe Câmara disse que levará para sempre. “Aprendi muitas coisas com o PROERD. A dizer não às drogas e à violência, a ser um cidadão consciente e responsável”, disse ele.

A professora Siumara Kraieski Gonçalves, da Escola Tancredo Neves, falou da alegria de participar. “Há muitos anos faço parte dessa história. Era professora de alunos que hoje, inclusive, são professores. É muito gratificante, porque são lições que as crianças levam para o futuro”, contou ela.

Os educadores do programa, Guilherme e Juliane, também falaram da satisfação de poder orientar os alunos no caminho do bem. “É uma sementinha que estamos plantando. Para que tomem decisões boas e conscientes no futuro. Para que sejam cidadãos de bem. Tenho certeza que vamos nos orgulhar muito deles”, disse o cabo Guilherme, ao informar que Quatro Barras é hoje referência do PROERD no Paraná, por ser um dos municípios que oferece mais estrutura à viabilização do programa. 

O secretário de Educação, Fredinei Rodrigues (Fré), destacou e agradeceu o empenho de toda a equipe. “Meus agradecimentos à equipe da secretaria, às escolas, aos educadores, que todos os anos abraçam este programa que é tão importante para o futuro dos nossos alunos, e à Polícia Militar, que desenvolve este belo trabalho. É uma união de forças que visa o melhor para as nossas crianças”, disse o secretário. 

Ao final do evento, cada criança recebeu um certificado e um leãozinho de pelúcia, simbolizando o mascote do PROERD. Todas as educadoras também foram presenteadas com flores e um troféu. O encerramento ficou por conta do leão Daren, o mascote que interagiu com os alunos, saudando a todos.  

BANDA – Outro diferencial da cerimônia foi a presença da Banda da Polícia Militar do Paraná, que em 23 anos de existência do programa no Estado, participou pela primeira vez de uma formatura do PROERD.

PRESENÇAS – Também estiveram presentes os vereadores André Barcia, autor do projeto de lei que regulamenta o programa no município; e Sandro Eleno Andreatta. 

Confira os alunos vencedores do Concurso de Redação:

1º LUGARES:

Escola Municipal Divanira Curupaná Ferreira Alves
5º ano A: Rafaela Tamburi
5º ano B: Giovana da Silva Cardoso

Escola Municipal Ernesto Milani:
5º ano A: Davi Toledo

Escola Municipal Izair Lago
5º ano A: Maria Clara Silva
5º ano C: Mirella Lopes
5º ano D: Estevão de Freitas Santos

Escola Municipal João Curupaná da Silva
5º ano A: Rebeca Pereira de Souza
5º ano B: Nathaly Gabriely Carraro
5º ano C: Matheus Misael Rocha

Escola Municipal Rui Valdir Pereira Kern
5º ano A: Pedro Miguel Kugchen
5º ano B: Eduardo Fusczozynsky

Escola Municipal Presidente Tancredo de Almeida Neves
5º ano A: Isadora Zanon Pires
5º ano B: Theylor Kauã Pereira Rodrigues