Quatro Barras promove ações de conscientização para combate ao feminicídio

Publicado em: 17/07/2023 11:06 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Blitz nos principais bairros da cidade e palestra estão programadas ao longo deste mês, através de ação integrada entre a Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos e a Procuradoria da Mulher

Julho é o mês símbolo de conscientização para o combate ao feminicídio. Em alusão a este tema, Quatro Barras está promovendo várias ações ao longo do mês. No último dia 7, a Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos, em parceria com a Procuradoria da Mulher e a Guarda Municipal de Quatro Barras, promoveram uma blitz na área central da cidade para orientar e conscientizar a população sobre o tema.

Na sexta-feira (14), a ação chegou à Borda do Campo, próximo à Praça Daniel Mocelin, onde as equipes conversaram com motoristas e pedestres que passavam pelo local. Blitz similares ocorrem ao longo do mês nos principais bairros da cidade. No dia 21, a ação chega à área rural, na região do Palmitalzinho, em frente à Unidade Básica de Saúde; e no dia 28 de julho a blitz ocorrerá na Praça CEU do Jardim Menino Deus.

Nestas ações, as equipes ainda distribuem panfletos com orientações de como agir frente a casos de violência, explicando, inclusive, como se dá o ciclo de violência doméstica contra a mulher.

A secretária da pasta, Ieda Tolardo, disse que as ações de mobilização dão luz a este tema, promovendo uma conscientização importante, além de orientar como agir nos casos de violência contra a mulher. “Preparamos várias ações ao longo de julho, como forma de conscientização e também no sentido de instruir a comunidade como agir em casos de violência. É preciso agir cedo, para que este ciclo seja interrompido antes que o pior aconteça”, enfatizou a secretária.

PALESTRA - Outra ação prevista para este mês acontece nesta quinta-feira (20), promovida pela Procuradoria da Mulher, em parceria com a Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos. Nesta data, será realizada uma palestra ministrada pela fundadora do Instituto “Todas Marias” e representante da Casa Civil, Goretti Bussolo, em alusão do Dia Estadual de Combate ao Feminicídio. O evento é aberto a toda a população e terá início às 14h, na Câmara Municipal de Quatro Barras.

O QUE É FEMINICÍDIO – O feminicídio é o homicídio de uma mulher motivado por violência doméstica ou menosprezo à condição de mulher. A Lei 13.104/2015 tornou o feminicídio um crime hediondo, com penas que variam de 12 a 30 anos.

O feminicídio é também o último estágio de um ciclo de práticas de violência contra a mulher. Por isso, é importante que todos os crimes praticados sejam denunciados. Nestes casos, deve-se procurar a Delegacia e registrar o Boletim de Ocorrência, solicitando também, se necessário, uma Medida Protetiva.

QUEM ACIONAR – Confira onde é possível pedir auxílio:

Disque 180 – Central de Atendimento à Mulher

Disque 181 – Denúncias

Disque 190 – Polícia Militar

Disque 153 – Guarda Municipal de Quatro Barras

Polícia Civil de Quatro Barras – Contato: (41) 3672-1562
Endereço: Avenida Dom Pedro II, nº 152, Centro

Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos – Contato: (41) 3671-8800, ramal 8843
Endereço: Avenida Dom Pedro II, nº 110, Centro

CREAS Ida Berlez Vidolin – Contato: (41) 3671-8800, ramal 7994