Busca por alimentação saudável e assegurada a todos foi tema da 4ª Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional

Publicado em: 12/07/2023 17:25 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Evento reuniu representantes de várias instituições governamentais e da sociedade civil, que de forma aberta e participativa puderam discutir e estabelecer novas propostas para a área

Quatro Barras sediou na tarde de ontem (11) a 4ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, um momento importante para discutir e lançar novas propostas não apenas relacionadas ao combate à fome, mas também focadas em assegurar alimentação saudável e de qualidade a todos, especialmente às famílias com maior vulnerabilidade social.

O evento, promovido pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA), em conjunto com a Prefeitura de Quatro Barras, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Família, reuniu autoridades e representantes de entidades governamentais e da sociedade civil.

Representantes dos três poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário – estiveram presentes, além de profissionais ligados ao setor, produtores rurais e moradores locais.

Entre as autoridades estiveram presentes o prefeito Loreno Bernardo Tolardo; o vice-prefeito Jarbas Mocelin; o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Eduardo José Lago (Dudu); o promotor de Justiça da Comarca de Quatro Barras, Dr. André Luiz de Araújo; a secretária de Desenvolvimento Social e Família, Daniela Ribeiro Cunha; a presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Mariana Baggio Annibelli; o secretário executivo da Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento (SEAB) e palestrante, Valdenir Veloso Neto; e o presidente da Cooperativa Agropecuária de Quatro Barras, José Cassiano Gomes dos Reis Neto.

Com o tema “Erradicar a fome e garantir direitos com comida de verdade, democracia e equidade”, a conferência foi um momento de debate e discussão de novas propostas, para fortalecer as políticas públicas realizadas no município.

O prefeito Loreno Tolardo disse que Quatro Barras vem conquistando avanços importantes. Ele citou ações como o apoio à cooperativa, que hoje já soma 90 cooperados; o fornecimento de alimentos orgânicos para a merenda escolar, que hoje chega às 17 instituições de ensino, e para programas sociais do CRAS, através da cooperativa; a implantação do Serviço de Inspeção Municipal - o Selo SIM -, para estimular a produção e a renda no campo, possibilitando a comercialização de produtos quatro-barrenses nos estabelecimentos comerciais; e a recente sanção da lei do SISAN – o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.

“Quatro Barras hoje caminha de mãos dadas com entidades e organizações que acreditam no município, que desejam somar e contribuir neste processo de evolução, de melhorias, de fortalecimento das políticas públicas, que todos almejamos. De forma democrática e participativa, avançaremos ainda muito mais”, disse Tolardo.

A secretária de Desenvolvimento Social e Família, Daniela Ribeiro Cunha, também citou a importância deste engajamento das instituições para atender famílias em vulnerabilidade, as mais afetadas no que se refere à segurança alimentar.

A presidente do COMSEA, Mariana Annibelli, já na abertura, frisou que as discussões na conferência permitirão enfrentar os desafios que se referem à segurança alimentar e nutricional ainda com mais força, citando os avanços já obtidos pelo conselho. Representando o Ministério Público, Dr. André Araújo, também colocou o MP à disposição para um trabalho pleno e conjunto.

TRABALHOS – Na palestra que antecedeu a discussão dos eixos, o secretário executivo da SEAB, Valdenir Veloso Neto, trouxe índices sobre a fome no Brasil e os desafios nesta área, especialmente após a pandemia da Covid-19 e os graves efeitos econômicos decorrentes dela, como o desemprego e a queda na renda das famílias.

Ele também citou os desafios vividos pelos municípios que, frente a este panorama, ainda percebem uma queda de repasses e do orçamento, o que exige ainda mais mobilização por parte dos governos.

Após o momento de reflexão, os participantes foram divididos em grupos para discutir os três eixos centrais da conferência. Depois da apresentação das propostas, elas foram aprovadas pela plenária.

Também foram eleitos os novos conselheiros (instituições) que assumem a condução do COMSEA pelo próximo biênio: OAB, AMES, Instituto Caminho do Meio, Pastoral da Criança, CEEB Sukhavati e Cooperativa Agropecuária de Quatro Barras.

CULTURA – A conferência teve, já na abertura, apresentações culturais e artísticas alusivas ao tema. Subiram ao palco os artistas Krysthian Ratier e Dan Rojas, e a artista Melina Mulazani, que interpretaram canções mencionando a importância da terra, da preservação do meio ambiente, e a necessidade de uma convivência harmônica entre ser humano e natureza, fazendo também alusão a métodos de cultivo não agressivos ao meio ambiente e de qualidade para a saúde humana.