Cabide Solidário amplia oferta de roupas a quem mais precisa e passa também a ser itinerante

Publicado em: 29/06/2023 15:16 | Fonte/Agência: SMTIC / PMQB

Já nos primeiros dias de julho programa percorrerá bairros indo ao encontro de famílias inscritas no CadÚnico

Desde o início de maio, famílias cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais – o CadÚnico – passaram a ser assistidas nas duas unidades do CRAS, onde encontraram a “Lojinha do Cabide Solidário”, um espaço onde é possível escolher as peças de vestuário, como nas lojas convencionais, já que elas estão dispostas em cabides, pendurados em araras. A novidade é que a partir de julho, a mesma dinâmica funcionará também de forma itinerante, ou seja, levando até os bairros de Quatro Barras os itens que servem para vestir as pessoas e ajudá-las a enfrentar as baixas temperaturas do inverno.

A campanha de arrecadação de roupas já reuniu mais de 10 mil peças destinadas às famílias que mais precisam. A iniciativa inédita no município é da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Família. O programa, além de atender em pontos fixos, passa a distribuir as roupas e calçados arrecadados dirigindo-se até as comunidades. “Durante julho, agosto e setembro, que são os meses de frio mais rigoroso, iremos divulgar antecipadamente nossos cronogramas e ir de caminhão até os bairros para contemplar famílias que por alguma razão não podem comparecer até os pontos de distribuição do projeto”, explica a secretária Daniela Ribeiro Cunha.

A “Lojinha do Cabide Solidário Itinerante”, é uma derivação da concepção original do programa e tem o seguinte lema: “O calor humano com endereço certo: o seu!” Para ter direito a retirar as peças de vestuário, assim como nos pontos fixos, é necessário que o cidadão seja inscrito no CadÚnico.

NÚMEROS - Desde o início da arrecadação, o projeto já angariou mais de 10 mil itens de vestuário, número que deve aumentar, já que a campanha deve coletar arrecadações até meados de setembro.

LOJAS FIXAS – Doações e retiradas das peças de vestuário ocorrem nos dois CRAS do município – CRAS Leonor, situado na área central, na Avenida Dom Pedro II, nº 116; e no CRAS da Praça CEU, no Jardim Menino Deus. O atendimento a comunidade se dá em todas as sextas-feiras, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

PARCEIROS – Sociedade e empresas vêm contribuindo para este projeto de grande alcance social. Além de servidores da Prefeitura e membros da população, a campanha conta com a parceria das empresas Megatech Industries Brasil Ltda, Novozymes Bioag Ltda, Balflex Brasil, Evertis Brasil, Isoelectric Brasil Ltda, Copo Brasil, Power Steering Peças Automotivas, Cablie Condutores Elétricos, Gamma Ferramentas, Metalkraft S/A, Faurecia Automotive do Brasil, Ideias Didáticas Comércio de Produtos Educativos Ltda, Sait Abrasivos Ltda, Zivalplast Indústria e Comércio de Plásticos Ltda, Farmácias Desconto Fácil, Viação Castelo Branco, Autoposto Túlio, Bree Eficiência Energética, Supermercados Boni, Vetore Ind. e Com. de Autopeças Ltda, Enaex Brasil e Trevis do Brasil.

DOAÇÕES – As doações podem ser feitas diretamente nos CRAS. O atual estágio de arrecadação requer maior atenção a peças voltadas ao público masculino. Moradores de localidades não contempladas inicialmente com a “Lojinha do Cabide Solidário Itinerante”, podem procurar o CRAS de referência. Mais informações podem ser obtidas via telefone: (41) 3671-8800 – Ramal: 7860.

Confira o cronograma do “Cabide Solidário Itinerante” para os meses de julho e agosto*:

• 02/07 – Festa do Canteiro / Borda do Campo – 9h às 17h
  • 05/07 – Monte Alegre e Rio do Meio (CERV – Estr. do Monte Alegre, 1551) – 9h às 11h30
  • 12/07 – Praça da Col. Maria José – 9h às 11h30
  • 19/07 – Estrada do Pocinho (ao longo da via) – 9h às 11h30
  • 28/07 – Ribeirão do Tigre (Bar do Jiboia – R. Gimenez, s/nº) – 9h às 11h30
  • 05/08 – Palmitalzinho (Em frente a UBS) – 9h às 11h30
  • 12/08 – Campininha (Em frente a UBS) – 9h às 11h30
  • 19/08 – Florestal (Na Mini-Arena) – 9h às 11h30

* É válido lembrar que os horários são previstos conforme disponibilidade de peças de roupas. Caso o estoque seja esgotado antes do término da programação, a ação poderá ser encerrada no local sem prévio aviso. Solicita-se que os beneficiados levem até os locais bolsas ou sacolas para retirada dos itens de doação.