15ª Conferência Municipal de Assistência Social elenca propostas de políticas sociais para os próximos dois anos

Publicado em: 22/06/2023 17:23 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Com grande adesão de usuários do SUAS, trabalhadores, conselheiros municipais, entidades e população, etapa municipal permitiu avaliar ações atuais e projetar avanços futuros

Quatro Barras sediou nesta terça-feira (20) a 15ª Conferência Municipal de Assistência Social – um momento decisivo na formulação de novas propostas e serviços para a área social. Com realização do Conselho Municipal de Assistência Social e da Secretaria de Desenvolvimento Social e Família, o evento teve ampla adesão de vários setores – usuários e trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), conselhos municipais, entidades e membros da população.

Neste ano, a conferência teve como tema central “Reconstrução do SUAS: o SUAS que temos e o SUAS que queremos”, já indicando a proposta do evento: avaliar as políticas públicas em andamento e propor avanços futuros na área da assistência social.

“É uma honra e uma alegria abrir a conferência de hoje, que consiste em um espaço de debate e de formulação de propostas para a área da assistência social”, disse a secretária de Desenvolvimento Social e Família, Daniela Ribeiro Cunha, já na abertura do evento, ao agradecer o empenho de todos os envolvidos e dos 35 servidores que hoje compõem a pasta.

ABERTURA – Além da presença da secretária de Desenvolvimento Social e Família, a conferência reuniu, na mesa de abertura, autoridades como a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Aliete Batista Dominguez; o promotor de Justiça da Comarca de Quatro Barras, Dr. André Luiz de Araújo; o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Eduardo José Lago (Dudu); e a assistente social e professora, Neiva Silvana Hack, que conduziu a palestra “Reconstrução do SUAS: o SUAS que temos e o SUAS que queremos”.

Neiva pontuou os 18 anos de implementação do SUAS, que atinge sua “maioridade”, e que segundo ela também traz um ambiente propício para uma análise pormenorizada das políticas hoje em vigor e das metas almejadas no que se refere à política de assistência social. Segundo ela, é importante analisar o potencial de autonomia das famílias já atendidas e lançar um olhar abrangente do caminho percorrido até agora.

“As mudanças não ocorrem do dia para a noite. Mas este olhar amplo permite dar novos passos, traçar metas, o que traz uma colaboração muito efetiva para a área da assistência social”, explanou a palestrante.

EIXOS – Formados em grupos, os participantes discutiram os cinco eixos da conferência: Financiamento; Controle Social; Articulação entre os segmentos; Serviços, programas e projetos; e Benefício e transferência de renda, o que permitiu a elaboração de várias propostas para o setor pelos próximos dois anos.

A presidente do CMAS, Aliete Batista Dominguez, avaliou os trabalhos de forma bastante produtiva. “Tivemos grande representatividade de vários órgãos, profissionais, usuários e trabalhadores do SUAS, além de entidades, conselhos municipais e representantes do Executivo, Legislativo e Judiciário, o que possibilitou a elaboração de propostas bastante consistentes”, avaliou a presidente.

Estas propostas agora serão formalizadas e enviadas ao Governo do Estado, para serem apreciadas na 14ª Conferência Estadual de Assistência Social, que será realizada em Cascavel nos dias 3, 4 e 5 de outubro.

Neste evento, o município será representado pela delegada eleita durante a conferência municipal, a conselheira Juliana Viechinieski Rodrigues, representante da entidade AMES. Também foram eleitos os conselheiros que irão compor o Conselho Municipal de Assistência Social pelo próximo biênio.