Com apresentações culturais e presença maciça de artistas, CEU das Artes na Borda do Campo é inaugurado

Publicado em: 30/05/2023 10:38 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Espaço dedicado à promoção da arte, cultura e esporte abre oficialmente suas portas à comunidade, com equipamentos, mobiliário e estrutura completa

O Centro de Arte e Esporte Unificado da Borda do Campo abriu oficialmente suas portas à comunidade na manhã deste domingo (28), em uma bela cerimônia marcada por várias apresentações culturais, exposições e a presença maciça de artistas da região.

O CEU das Artes “Dona Zoca” - assim denominado para homenagear Maria Elza França Duarte, uma das professoras pioneiras do município - possui anfiteatro, sala multiuso para aulas de dança e pintura, camarim, biblioteca e laboratório de informática, em seus 509 metros quadrados de estrutura.

Ao inaugurar oficialmente o espaço, o prefeito Loreno Bernardo Tolardo disse que o CEU das Artes será um importante ponto de valorização e estímulo à promoção da arte, do esporte e da cultura local, aproximando, inclusive, as expressões e produções artísticas da comunidade.

“Hoje este espaço está definitivamente preparado para receber os artistas, a comunidade, com toda a estrutura necessária, mobiliário, equipamentos, enfim, todo o suporte para uso da população”, enfatizou ele.

CERIMÔNIA – Além do prefeito, também estiveram presentes o vice-prefeito Jarbas Mocelin; a secretária de Cultura e Turismo, Adriana Heindyk Mocelin; o secretário de Obras, Frederico Bernardi; os filhos da homenageada “Dona Zoca”, Mário e Álvaro Duarte, e familiares; os vereadores Eduardo José Lago, Lucinéia Alves e Gilson Cordeiro; dona Inez Tolardo; secretários municipais, além de artistas dos mais variados segmentos e moradores do Distrito de Borda do Campo.

“É uma alegria abrir este espaço de conhecimento, esporte, arte e valorização da nossa cultura”, disse a secretária Adriana, em seu pronunciamento. “Desejamos que os sentimentos de amizade, solidariedade e a troca mútua de conhecimento sejam aqui fortalecidos. Gratidão a todos que contribuíram para a instalação efetiva do CEU das Artes da Borda do Campo”, finalizou ela.

O vice-prefeito Jarbas Mocelin, morador da Borda do Campo, também expressou a alegria de entregar este novo equipamento à comunidade. “Que este espaço seja um elo de ligação entre a arte e a nossa população. Hoje é um dia festivo para nós”, disse o vice-prefeito.

O prefeito Tolardo também destacou a justa homenagem à “Dona Zoca”, uma das educadoras pioneiras na região. “Cumprimento toda a família Duarte. É uma imensa satisfação estar com vocês neste dia, eternizando o nome de Dona Zoca neste espaço dedicado à comunidade. Quatro Barras começou, historicamente, pela Borda do Campo - terra de gente trabalhadora, precursora, cujo papel foi decisivo para tornar a cidade o que é hoje. Valorizar as famílias que tanto já contribuíram é motivo de grande alegria”, disse Tolardo.

Representando a família Duarte, a neta de “Dona Zoca”, Ana Eliza Duarte Creplive, disse que a família ficou honrada com a homenagem. “É uma alegria ver que a Dona Zoca recebe uma homenagem como esta, ela que foi uma das professoras mais antigas e pioneiras do município. Todos estamos muito felizes”, afirmou Ana.

MOSTRAS, EXPOSIÇÕES E APRESENTAÇÕES – A cerimônia de inauguração trouxe uma demonstração da multiplicidade de expressões artísticas e culturais produzidas localmente. Exposição de telas, esculturas e trabalhos artesanais foram apreciados pelo público.

Apresentações de dança, vídeo, música e interpretações teatrais também movimentaram e inauguraram o palco do CEU das Artes, que teve os espaços lotados pelos visitantes.

CEU DAS ARTES – O centro é destinado a integrar atividades socioculturais, socioassistenciais, recreativas, esportivas (que podem ser praticadas neste espaço), de formação e de qualificação, definidas por um grupo gestor, para uso da comunidade.

Sua construção foi iniciada em 2018, com investimentos de R$ 1,5 milhão provenientes do governo federal e contrapartida municipal no valor de R$ 60 mil. Em meio aos desafios do período de pandemia para sua conclusão efetiva, desde 2021 o espaço recebeu adequações estruturais, além de equipamentos e mobília.

ESPERANÇA – Ao chegar ao espaço, uma das primeiras imagens que o visitante vê é a escultura “Esperança”, do escultor Jonas Corrêa. Produzida durante os duros períodos de pandemia da Covid-19, a bela escultura retrata uma mulher estendendo o filho ao alto, como forma de resgate da esperança e do otimismo na vida.

Jonas foi um dos artistas presentes na inauguração do centro neste domingo. “É uma alegria compartilhar este avanço para a classe artística. Todos esperavam por isto, por um local em que pudessem tanto apresentar como também produzir arte, com novos projetos e oficinas”, comentou Jonas.

O artista ainda lembrou a vocação histórica de Quatro Barras no que diz respeito à arte e à cultura, já presente nas mãos habilidosas dos canteiros, que há décadas desenvolvem o corte artesanal das pedras. “A confecção de artefatos, a própria extração e o corte da pedra já compõem um processo artístico, manual. Observamos que aqui a arte flui muito, em vários e múltiplos segmentos”, concluiu Jonas.