Parceria entre Prefeitura e Universidade Tuiuti traz mutirão de atendimentos na Academia da Saúde

Publicado em: 10/05/2023 12:07 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Mais de dez serviços estiveram à disposição da comunidade. Ao longo do ano, novos mutirões estão previstos

Visando o bem-estar e a qualidade de vida da população, a Prefeitura de Quatro Barras, por meio da Secretaria de Saúde, e a Universidade Tuiuti do Paraná estabeleceram uma parceria para a realização de mutirões de Saúde, com universitários dos Cursos de Biomedicina, Fisioterapia e Educação Física.

O primeiro mutirão aconteceu nesta segunda-feira (8) e terça-feira (9), na Academia da Saúde, localizada no Jardim Pinheiros (Humaitá). Atendimentos como auriculoterapia; avaliações posturais, respiratórias e de equilíbrio; massagens faciais e adaptadas na cadeira; ginástica laboral; spa de mãos; avaliação facial e capilar; avaliação de glicemia; e orientações de cuidados de pele e cabelo estiveram à disposição da população.

A fisioterapeuta e coordenadora do programa da Tuiuti, Ana Paula Rehme Siqueira, disse que o objetivo da parceria é oportunizar a atuação prática dos universitários e, ao mesmo tempo, oferecer atendimento gratuito em várias áreas da Saúde à população.

“Nesta segunda-feira, tivemos a atuação de cerca de 70 universitários e hoje aproximadamente 60. É uma ação benéfica para ambos os lados, seja em termos práticos para nossos alunos, como para as pessoas que procuram o atendimento. No mutirão é possível obter vários serviços de Saúde que buscam, sobretudo, a qualidade de vida”, disse Ana Paula.

O secretário de Saúde, Dr. Caio Luiz Tolardo, acompanhou os atendimentos ao longo desta terça-feira. Ele afirmou que a exemplo deste mutirão, a intenção da secretaria é estabelecer novas ações e mutirões em benefício da população.

“O mutirão é importante porque traz várias especialidades em um só lugar. Além de aplicar a prática integrativa, esclarece dúvidas, passa orientações de Saúde, o que é muito benéfico para a população, além de reduzir filas e demandas em algumas áreas. Já pretendemos realizar outras ações conjuntas futuras”, destacou o Dr. Caio.

QUALIDADE DE VIDA – A moradora do Jardim Orestes Thá, Dalva Dias da Silva, de 57 anos, disse que o atendimento e a acolhida superaram as expectativas. “Foi tudo maravilhoso. Recebi vários serviços de saúde voltados ao meu bem-estar e qualidade de vida. Amei”, contou a moradora.

Alba da Silva, de 79 anos, que hoje cuida de um irmão no Jardim São Pedro, também aprovou. “Fiz um pouco de tudo, alongamento, massagem, avaliações de saúde, entre outros. Já vim ontem e voltei hoje porque foi bom demais. Faz bem para o corpo e para a alma”, disse dona Alba.