Campanha Cabide Solidário começa, nesta sexta, a atender famílias cadastradas no CadÚnico

Publicado em: 04/05/2023 17:22 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

CRAS Leonor e CRAS CEU estarão de portas abertas para o projeto já nesta semana. Até o momento, 4 mil peças foram arrecadadas. Atendimento será sempre às sextas-feiras

Com um novo olhar para as campanhas de arrecadação de roupas, destinadas às famílias que mais precisam, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Família de Quatro Barras criou o Projeto Cabide Solidário. O programa arrecada roupas e calçados para famílias de baixa renda, mas tem uma dinâmica diferente na oferta desses produtos à quem precisa.

As famílias cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais – o CadÚnico – poderão já a partir desta sexta-feira (5) procurar uma unidade do CRAS, onde encontrarão a Lojinha do Cabide Solidário, um espaço onde será possível escolher as peças de vestuário, como nas lojas convencionais, já que elas estarão dispostas em cabides, pendurados em araras.

A secretária da pasta, Daniela Ribeiro Cunha, disse que o projeto nasceu justamente com a proposta de garantir mais dignidade, atenção e acolhimento às famílias, que costumavam buscar as peças em sacolas. “O Cabide Solidário tem essa proposta, de ajudar as famílias que mais necessitam, mas com um olhar mais humano, de respeito, de carinho. Desta forma, as pessoas cadastradas podem escolher as peças, como se estivessem numa loja. Todas as roupas foram previamente selecionadas”, contou a secretária.

NÚMEROS - Desde o início da arrecadação, o projeto já angariou mais de 4 mil itens de vestuário, número que deve aumentar, já que a campanha deve coletar arrecadações até meados de setembro. Hoje, 3.500 pessoas estão cadastradas no Cadúnico em Quatro Barras.

A oferta de roupas, gratuitas, seguirá alguns critérios, de forma que todas as pessoas cadastradas possam ser contempladas.

LOJINHAS FIXAS E ITINERANTES – O atendimento da campanha se dará nos dois CRAS do município – CRAS Leonor, situado na área central, na Avenida Dom Pedro II, nº 116; e no CRAS da Praça CEU, no Jardim Menino Deus. O atendimento será todas as sextas-feiras, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Além das unidades fixas, o Projeto Cabide Solidário terá lojinhas itinerantes, para facilitar o acesso de moradores de outras localidades. O cronograma com dias e locais será divulgado em breve.

PARCEIROS – Sociedade e empresas vêm contribuindo para este projeto de grande alcance social. Além de servidores da Prefeitura e membros da população, a campanha conta com a parceria das empresas Megatech Industries Brasil Ltda, Novozymes Bioag Ltda, Balflex Brasil, Evertis Brasil, Isoelectric Brasil Ltda, Copo Brasil, Power Steering Peças Automotivas, Cablie Condutores Elétricos, Gamma Ferramentas, Metalkraft S/A, Faurecia Automotive do Brasil, Ideias Didáticas Comércio de Produtos Educativos Ltda, Sait Abrasivos Ltda, Zivalplast Indústria e Comércio de Plásticos Ltda, Farmácias Desconto Fácil, Viação Castelo Branco, Autoposto Túlio, Bree Eficiência Energética, Supermercados Boni, Vetore Ind. e Com. de Autopeças Ltda, Enaex Brasil e Treves do Brasil.

Quando o assunto é solidariedade, várias pessoas abraçam a causa. Além do apoio de empresários e da sociedade, o projeto também conta com colaboradores dedicados, a exemplo da Verônica Cordeiro, moradora do Palmitalzinho. Ela é hoje a colaboradora responsável por toda a separação e organização das mais de 4 mil peças arrecadadas pelo projeto.

Ela separa itens pelo tamanho, que vão desde os mais pequenos (infantis) até o plus size. “Com a seleção, fica mais fácil a pessoa identificar o que gosta e o que dá no seu tamanho. É possível visualizar melhor os produtos em cabides e até provar as roupas, sem ter que esperar para chegar em casa”, contou Verônica.

O prefeito Loreno Tolardo enalteceu a soma de esforços em prol da campanha. “Quando poder público, sociedade e setor empresarial dão as mãos, o resultado é sempre benéfico, principalmente quando é movido pela solidariedade. Desejamos que esta campanha seja auxílio para quem precisa, trazendo não só calor, mas também acolhida”, disse o prefeito.