Com entrada franca e recheada de atrações, Festa do Canteiro 2023 será realizada no próximo dia 28

Publicado em: 04/05/2023 13:17

Evento temático estimula comércio, artesanato e música regional, fortalecendo matriz histórico-cultural de Quatro Barras

Uma festa que chega em sua 2ª edição mas já tem características de tradição. É que o trabalho dos canteiros, como são denominados os profissionais que realizam de forma artesanal o corte do granito, está enraizado na história e na cultura paranaense. E em boa parte do Brasil. Uma arte que na região pode ser vista nos principais acessos de Quatro Barras e também em Curitiba, em suas praças, memoriais, ruas e logradouros públicos. O ofício da cantaria – que une arte e talento – foi uma das bases econômicas de Quatro Barras por décadas, mobilizando famílias e vários profissionais que dedicaram grande parte de suas vidas ao corte das pedras, seja na produção de aduquins, paralelepípedos ou na modelagem de monolitos e esculturas de formas variadas.

Com o propósito de valorizar e reconhecer o trabalho dos canteiros, a Prefeitura de Quatro Barras, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, promoverá no próximo dia 28 de maio a 2ª Festa do Canteiro, na região da Borda do Campo, onde está concentrada grande parte das pedreiras da região e famílias que até hoje tiram seu sustento por meio desse tão sacrificante, porém grato e cada vez mais raro trabalho.

O evento será realizado no pátio da Subprefeitura Distrital de Borda do Campo e terá uma extensa programação de shows, oficinas, praça de alimentação, entre outras atrações. Confira!

Programação - O evento começa com a Caminhada da Natureza no Circuito “Cantarias do Anhangava” – um trecho pré-definido de 8 quilômetros, onde os participantes poderão conhecer pedreiras da região. A concentração do público se dará 9h, no estacionamento da Subprefeitura. Em seguida, das 10h às 17h30, o evento também contará com uma edição especial do Programa Domingão da Família, com várias atrações e recreação infantil; Feira de Artesanato e Gastronomia; Exposição de Obras de Arte; Feira de Adoção Animal; Praça de Alimentação e Stand de Ação Social.

Ao longo da programação haverá shows com artistas regionais: Grupo de Samba Joia Rara, Banda Passagem Secreta, Chris Doviski e Jaqueline, TCP Sertanejo, Jean Lucas e Gabriel, Grupo Os Bilias e Cleiton Lima. A entrada é franca.

Serviço – As inscrições para a Caminhada da Natureza no Circuito “Cantarias do Anhangava” já estão abertas e podem ser realizadas clicando aqui: https://bit.ly/3VzvqOY.

A Subprefeitura da Borda do Campo está localizada na Avenida Prefeito Domingos Mocelin Neto, nº 2.600. Mais informações, basta entrar em contato com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, pelo telefone: (41) 3671-8800, ramal 8850.