Missa da Paz será realizada no cume do Morro Samambaia, neste 1º de maio, Dia do Trabalhador

Publicado em: 28/04/2023 16:52 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Celebração religiosa realizada há mais de 70 anos em Quatro Barras concentra orações pela paz em um dos pontos turísticos mais visitados do município

A Missa da Paz, um dos eventos mais tradicionais de Quatro Barras, será celebrada na próxima segunda-feira (1º) no cume do Morro Samambaia, nas imediações do Morro Anhangava, no Parque Estadual da Serra da Baitaca.

Assim como em anos anteriores, a celebração prioriza as comunidades religiosas locais, que há 73 anos participam do evento religioso.

Neste ano, a celebração será conduzida pelo padre Carlos Santos da Silva, da Paróquia São Sebastião, e terá início às 10h no cume do morro. Participantes que desejam acompanhar o evento devem chegar antes, já que a subida leva em torno de uma hora, conforme as condições físicas do participante.

A partir das 7h já será autorizada a subida dos fiéis. Ao longo desta semana, a paróquia já vem distribuindo pulseiras de participação para pessoas interessadas, a fim de controlar o fluxo de visitantes. Algumas pulseiras, ainda disponíveis, serão distribuídas no próprio local. Em acordo com o Instituto Água e Terra (IAT), serão disponibilizadas, ao todo, 400 pulseiras para o público. O número limite visa reduzir impactos ambientais na trilha do Samambaia, que está inserido em uma unidade estadual de conservação.

PREPARATIVOS – Além da paróquia, IAT e Prefeitura Municipal de Quatro Barras participam da organização da Missa da Paz. Equipes da Secretaria de Infraestrutura já realizaram, nos últimos dias, ações de limpeza e manutenção na trilha e também no campo de pouso de asa-delta. Equipes da Defesa Civil e da Guarda Municipal de Quatro Barras também estarão de prontidão no local, bem como uma ambulância com profissionais da Saúde.

Em outro estande, a Secretaria de Cultura e Turismo irá disponibilizar água para os participantes, passando orientações e informações acerca do parque, que é um dos principais pontos de visitação na cidade.

FECHAMENTO DO PARQUE - Para garantir a realização do evento e o fluxo adequado de pessoas, o IAT encerrará a visitação no parque a partir das 18h do dia 30 de abril (domingo), e reabrirá ao público em geral após às 15h do dia 1º de maio (segunda-feira).

Durante esse período estabelecido, não será permitida a entrada de pessoas na Trilha do Anhangava (na trilha principal e nem na trilha secundária) que passa pelo Morro Samambaia.