IBGE realiza em Quatro Barras a última reunião de acompanhamento do Censo 2022

Publicado em: 25/04/2023 14:56 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Instituto deve lançar, já no mês que vem, estatísticas oficiais da pesquisa

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) promoveu, na última quarta-feira (19), a terceira e última reunião de planejamento e acompanhamento do Censo 2022, a denominada REPAC. Este encontro permite à sociedade acompanhar a evolução da pesquisa, monitorar os trabalhos e também o cronograma de atuação do instituto, que vem coletando dados no município desde agosto do ano passado.

Dados preliminares da pesquisa apontam hoje quase dez mil domicílios em Quatro Barras, divididos em 47 setores censitários. Mas os números oficiais da pesquisa ainda devem ser divulgados apenas no mês que vem. Segundo o coordenador de Área do IBGE, Rogério Gonçalves Alves, ainda durante o mês de abril, os recenseadores percorrerão domicílios onde não foi possível fazer a coleta, seja por impossibilidade ou ausências recorrentes do morador.

Dados mais complexos, como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), população economicamente ativa, entre outras informações ligadas à trabalho e renda devem ser anunciadas até o final de 2025, já que demandam cruzamento e análise de dados.

A apresentação dos trabalhos realizados pela equipe do IBGE ocorreu na Câmara Municipal, com a presença do coordenador de Área, Rogério Gonçalves Alves; da coordenadora de Sub Área, Dalila da Silva Menezes; do Agente Censitário Municipal, José Cassiano Gomes dos Reis Bisneto; da supervisora Daiana Pereira; e do recenseador Ari José Gonçalves dos Santos; além de representantes da Prefeitura Municipal e da Câmara, e público presente.

“O IBGE é hoje referência internacional em produção estatística. A confiabilidade dos dados deve-se, muito, pelo fato de a pesquisa se dar de domicílio em domicílio, de forma presencial por nossos recenseadores, com o uso de tecnologia de ponta”, contou Rogério.

A equipe do IBGE também foi recebida pelo prefeito Loreno Bernardo Tolardo, que destacou a importância do censo no planejamento das políticas públicas municipais. “O censo tem um papel decisivo na promoção de ações por parte dos governos, seja municipal, estadual ou federal. Ele traz um panorama importante das cidades, com indicadores que apontam onde devemos canalizar nossos esforços. Além disso, a contagem populacional interfere diretamente no Fundo de Participação dos Municípios, uma fonte de arrecadação de extrema relevância”, apontou Tolardo.