Escolas terão vigilância emergencial da GMQB e prefeito Tolardo propõe programa permanente de segurança

Publicado em: 10/04/2023 16:32 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Em reunião com setores envolvidos, prefeito anunciou na tarde desta segunda-feira (17) as medidas que o município está adotando, de forma imediata e também permanente, para reforçar a segurança nas unidades escolares

Diante do triste fato que assolou o Brasil na última semana, na cidade de Blumenau, o prefeito Loreno Bernardo Tolardo anunciou na tarde desta segunda-feira (17) as medidas que está adotando para reforçar a vigilância e a segurança nas 16 unidades escolares que hoje compõem a rede municipal de ensino.

Reunido com o vice-prefeito Jarbas Mocelin; os secretários de Educação, Fredinei Rodrigues, e de Segurança, Laertes Andreatta; e também com o comandante da Guarda Municipal de Quatro Barras, Michel Jess, Tolardo disse que o município adotará medidas em três fases: a primeira ação – emergencial – prevê a vigilância diária das escolas municipais, Escola Especial e CMEIs por agentes da GMQB.

De forma simultânea, e como segundo passo, o prefeito já autorizou a Secretaria Municipal de Educação a contratar, também emergencialmente, agentes de segurança privada para todas as instituições municipais de ensino.

A terceira fase – que terá efeitos permanentes – é a elaboração de um plano definitivo de segurança para as unidades escolares. Para isso, Tolardo já autorizou o envio de um projeto de lei para o Poder Legislativo, para apreciação dos vereadores, que estabelece um programa municipal de segurança para escolas e CMEIS.

“Este é um tema que nos preocupa e que exige ações imediatas. Estamos, neste momento, destinando agentes da Guarda Municipal a fim de tranquilizar os pais e reforçar a vigilância nos espaços escolares; e ao mesmo tempo elaborando um plano permanente de segurança, que será enviado à Câmara Municipal, na forma de projeto de lei. Nossa proposta é que mesmo quando este tema não estiver em evidência, o programa de segurança seja aplicado permanentemente”, disse Tolardo.

O vice-prefeito Jarbas Mocelin destacou a importância das medidas. “Sabemos a angústia que os pais sentem em um momento como este. Estamos trabalhando de forma integrada entre os setores do município, sempre com atenção total à segurança dos nossos alunos. São ações preventivas importantes”, afirmou o vice-prefeito.