Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos reabre atendimento a grupos

Publicado em: 31/03/2023 16:11 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Jovens, adolescentes e idosos são contemplados pelos serviços sociais

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), considerado uma das peças motriz do serviço social, reabriu o atendimento a vários grupos em Quatro Barras. Além de coordenar o já conhecido Grupo da Melhor Idade, o SCFV - realizado pelo CRAS - também presta atendimento a jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

O ano de 2023 marca a retomada oficial de atendimento aos grupos de jovens, após o período de pandemia, quando as atividades foram interrompidas.

Há cerca de um mês, este trabalho foi retomado pela equipe do CRAS, que integra a Secretaria de Desenvolvimento Social e Família. Com 24 jovens inscritos, a psicóloga e técnica de referência, Isabela Dambroski, juntamente com pedagogas Marli Valaski e Eliene Batista, coordenam os grupos “Ritmo Adolescente", que atende adolescentes entre 11 e 14 anos; e “Futuro Jovem”, que abrange jovens de 15 a 17 anos.

Ao longo da semana, eles participam de três encontros: com as pedagogas às segundas-feiras; às terças frequentam aulas de informática no Tech Centro, na Praça CEU, e aulas de Arte no mesmo local, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura; e às sextas participam das aulas de karatê no Centro de Educação Integrada (CEI), através de parceria com a Secretaria de Esporte (SMEELJ).

Isabela, que é responsável técnica dos grupos, conta que o cronograma para ambos é similar, mas as abordagens são distintas. “Para os mais novos, o foco está em trabalhar a construção da identidade, o desenvolvimento, a socialização; já para os mais velhos a proposta é diferente, está mais voltada à autonomia e às atividades preparatórias para o mercado de trabalho”, contou.

REDUZINDO VULNERABILIDADES – Um dos principais objetivos do SCFV é reduzir e amenizar as vulnerabilidades sociais, restabelecendo a autonomia e as práticas sociais.

Cada jovem que chega aos grupos é encaminhado via conselhos municipais, assistentes sociais ou por demanda própria. No CRAS eles recebem acolhimento e também um suporte conforme a demanda apresentada. O programa, segundo Isabela, vem sendo importante, inclusive, no combate à evasão escolar.

“Temos visto, já neste curto período, reflexos muito positivos nos grupos. Trabalhamos, juntos com as pedagogas, vários temas ao longo do ano. Neste mês foi ‘identidade’ e ‘projeto de vida’. E nos surpreendemos com o avanço dos grupos, que já parecem transformados”, contou a técnica.

A secretária de Desenvolvimento Social e Família, Daniela Ribeiro Cunha, falou da satisfação de retomar este trabalho, que tem um impacto tão positivo para as famílias em vulnerabilidade. “Este acolhimento, acompanhamento e o próprio suporte dado pelas profissionais, somado à vontade e a dedicação dos jovens, é muito importante. E os benefícios e transformações vêm para o bem de todos, seja no contexto familiar, escolar ou social”, disse Daniela. “É esta atenção que o prefeito Loreno Tolardo nos pede diariamente”, finalizou.