Reabertura de atividades dos Grupos da Melhor Idade incluem visita à Barion

Publicado em: 30/03/2023 16:27 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Idosos participaram de uma degustação gratuita na loja da fábrica de chocolates. Programa terá novidades neste ano, vale conferir!

Reunindo cerca de 150 idosos nas quatro áreas de abrangência, o Programa da Melhor Idade, realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Família, reabriu neste mês as atividades, voltadas a idosos com idade acima dos 60 anos. Logo após a reabertura dos grupos, já foi oferecida uma programação diferenciada: aproveitando a chegada - já próxima - da Páscoa, eles puderam visitar a loja da fábrica da Barion e participar de uma degustação de chocolates.

Divididos em quatro grupos, os idosos foram recebidos pela supervisora da loja da fábrica, Saionara Santos. “Foi uma honra receber os grupos, que dão exemplo de animação e receptividade”, disse a supervisora, ao convidar os idosos para visitas futuras, já que a loja permanece aberta o ano todo.

O coordenador do programa da Melhor Idade, Daniel Mário Michelon, e a professora Wilsen Andreatta, acompanharam os idosos à visita. “Desde a saída até a chegada, tudo foi feito da melhor forma possível. Na loja, um excelente atendimento, degustação e um clima muito agradável, de alegria e amizade. Foi muito bom”, contou a professora Wilsen.
OS GRUPOS – Os Grupos da Melhor Idade sempre são referências em participação e disposição. Hoje, assim como no ano passado, eles totalizam quatro grupos – Centro e bairros adjacentes, Jardim Menino Deus, Borda do Campo e Palmitalzinho (na área rural).

Cada grupo tem seu dia específico de atividades que incluem iniciativas culturais, pedagógicas, esportivas, recreativas e artesanais, cuja finalidade, conforme conta o coordenador do programa, Daniel M. Michelon, é promover a convivência social, estimular o fortalecimento de vínculos, e também integrar os idosos às práticas de qualidade de vida e bem estar social.

NOVIDADES – Em 2023, uma das novidades já confirmadas será a “Oficina de Aromas”, que tem previsão para iniciar ainda no primeiro semestre. O projeto será voltado à aprendizagem e produção artesanal de sabonetes naturais, velas e sachês aromáticos, difusores de ambiente, perfumes, entre outros, para idosos que tenham interesse em aprender.

Além disso, o ano ainda promete encontros, passeios e bailes direcionados à Melhor Idade, visando o entretenimento e o fortalecimento de vínculos.

A secretária de Desenvolvimento Social e Família, Daniela Ribeiro Cunha, disse que Programa da Melhor Idade tem efeitos muito positivos, seja no convívio, na integração e na saúde dos participantes.

“O programa ajuda a fortalecer laços familiares e sociais, promove o bem estar dos idosos, previne riscos de vulnerabilidade social e também aprimora e valoriza as capacidades individuais e coletivas. Em poucas palavras, ele possibilita, a cada um deles, uma vida mais saudável e feliz”, disse a secretária.

INSCRIÇÕES – As inscrições seguem abertas o ano todo. Pessoas interessadas, com idade acima dos 60 anos, devem procurar uma unidade do CRAS e solicitar sua inscrição. Mais informações: (41) 3671-8800, ramal 7870.