Após eventos preparatórios nos bairros, Quatro Barras realiza Conferência Municipal de Saúde

Publicado em: 17/03/2023 17:20 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Com ampla participação de vários segmentos, conferência teve etapas promovidas nos dias 15 e 16 deste mês

Considerada uma das áreas mais prioritárias de governo, a Saúde esteve no centro das discussões ao longo do mês de fevereiro e também na primeira quinzena de março. Com a proposta de ouvir demandas da população e dos segmentos ligados diretamente ao setor, o Conselho Municipal de Saúde (CMS), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, promoveu pré-conferências nos bairros e a 13ª edição da Conferência Municipal de Saúde, realizada em duas etapas nos dias 15 e 16 de março.

O evento contabilizou mais de 150 inscrições prévias entre candidatos a delegados, observadores e convidados. No dia 15, quando a conferência foi aberta, mais de cem pessoas – que representaram diversos segmentos – estiveram presentes.

Representando o prefeito Loreno Bernardo Tolardo, esteve presente o secretário municipal de Governo, Paulo Cesar de Lima de Junior. Também participaram do evento o secretário municipal de Saúde, Dr. Caio Luiz Sbrissia Tolardo; o promotor de Justiça da Comarca de Quatro Barras, Dr. André Luiz Araújo; a presidente do CMS, Camila Maria Alcantara; a secretária de Desenvolvimento Social e Família, Daniela Ribeiro Cunha; a coordenadora de Controle Interno, Flávia Cardoso Bernardi; o presidente da Seccional da OAB Colombo, Paulo Sérgio Silva; os representantes do Consórcio Metropolitano de Saúde (COMESP), Carolina Andreatta Creplive, Jeronimo Lanhoso, Karina de Moura e Costa e Douglas Souza; e os membros do Conselho Municipal de Saúde de Campina Grande do Sul, Valdivio Oliveira e Marlova Silveira; além de vereadores, secretários municipais e servidores.

A conferência também contou com expressiva participação da sociedade civil, por meio de associações de moradores, movimentos sociais e órgãos representativos de trabalhadores da área da Saúde, além de usuários do SUS.

PALESTRA – Uma das etapas iniciais do evento foi a palestra ministrada pela médica da Família e Doutora em Ciências da Saúde, Tatiana Lorena da Luz Kaestner. Ela é supervisora do Programa Mais Médicos e responsável técnica pelo AME SUL (Ambulatório Multiprofissional Especializado) do COMESP. Dra Tatiana fez uma abordagem sobre o tema central da conferência – “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”, com ênfase nos desafios e demandas do pós-pandemia.

PROPOSTAS – Ao longo do evento foram debatidos os eixos da conferência e as propostas sugeridas durante as pré-conferências realizadas ao longo do mês de fevereiro. A comissão organizadora da conferência esteve nos bairros do Jardim Menino Deus, Centro, Borda do Campo e Palmital (que contemplou também moradores de áreas adjacentes) para ouvir diretamente da população demandas e sugestões relacionadas à área da Saúde, além de ouvir trabalhadores e prestadores de serviços da Saúde.

As propostas foram elaboradas para os três níveis de governo (municipal, estadual e nacional) e colocadas em pauta para discussão durante a conferência. Estas propostas agora serão oficialmente apresentadas ao poder público para que possam integrar as políticas públicas de Saúde.

A presidente do CMS, Camila Maria Alcantara, disse que a adesão à conferência ultrapassou a expectativa. “As propostas criadas nas pré-conferências foram analisadas e aprovadas pela plenária, e passam a compor o relatório final do Conselho Municipal de Saúde para apresentação ao poder público. Foi um evento de grande participação popular, de vários segmentos e de grande representatividade”, disse Camila, ao informar que o objetivo foi atingido e que agora inicia a próxima etapa, para inclusão das propostas no Plano Municipal de Saúde.

O secretário de Saúde e médico, Dr. Caio Luiz Sbrissia Tolardo, enfatizou e importância deste engajamento popular e da busca de todos os segmentos e da sociedade civil em colaborar para a construção de políticas na área da Saúde. “Como médico, vejo esta junção de forças de forma bastante importante, porque o que todos desejamos é assegurar um atendimento de qualidade, humanizado e comprometido com a população”, afirmou Dr. Caio. “O prefeito Tolardo vem continuamente nos solicitando um olhar de atenção e de avanços contínuos para a Saúde”, finalizou o secretário.