• (41) 3671-8800
  • Seg. a Sex. 8h00 às 12h00 e 13h30 às 17h30

Prefeitura retoma atividades esportivas e lança programa Cidade em Movimento: inscrições de 18 modalidades estão abertas

 

Publicado em: 16/02/2023 17:01 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Whatsapp

 

Novidade integra públicos das áreas do Esporte e Desenvolvimento Social, ampliando volume de adesão

A Prefeitura de Quatro Barras está com as modalidades esportivas, oferecidas gratuitamente à população, com inscrições abertas. São 18 opções disponíveis para todos os moradores à partir dos três anos de idade: atletismo, balé infantil, capoeira, cross kids, cross training, futsal masculino, futsal feminino, futebol de campo, ginástica, jiu-jitsu, judô, muay-thai, karatê, pilates, ritmos, tênis, além das atividades destinadas a grupos específicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Família (SMDSF), que são ofertadas em parceria com a pasta de Educação, Esporte, Lazer e Juventude (SMEELJ): hidroginástica e esportes da melhor idade (vôlei câmbio, vôlei de praia, handebol por zona, basquete relógio, vôlei no escuro, tênis de mesa e dominó).

A oficialização da parceria entre as duas pastas dá origem ao programa denominado Cidade em Movimento. O diretor de Esportes, Crician Andreatta, avalia que o novo formato apresentado à comunidade tende a gerar um impacto ainda maior na qualidade de vida dos moradores do município. “Agora, muitos dos nossos alunos terão mais estímulo para influenciarem seus pais ou avós a praticarem atividade física. É um movimento integrado que irá aumentar o número de praticantes de atividade física em toda a cidade”, prevê Crician, que é Educador Físico por formação. 

Atualmente, nas modalidades esportivas ofertadas pela Prefeitura, são cerca de 1800 alunos matriculados. Número que deve sofrer um salto exponencial, acredita Daniela Ribeiro Cunha, titular da pasta do Desenvolvimento Social e Família (SMDSF). “Assim como as crianças, adolescentes e jovens que praticam atividade física gostariam de ver seus familiares adultos - principalmente da melhor idade – se exercitando fisicamente também, há os chefes de família que buscam por meio da nossa secretaria opções que tirem seus filhos e netos da ociosidade, o que agora, com este alinhamento mais preciso entre as secretarias, deve resultar em um impacto positivo para toda a comunidade”, comemora Daniela. 

De acordo com o secretário de Educação, Esporte, Lazer e Juventude, professor Fredinei Rodrigues, o município está no caminho certo. “É a direção correta. Uma forma de mostrar a preocupação que esta gestão possui com o presente e com o futuro dos seus moradores”, diz. 

O prefeito Loreno Bernardo Tolardo, avalia a iniciativa como algo inovador e dinâmico, o que reflete exatamente as propostas de seu plano de governo. “Nossa missão, já em 2009, quando fomos eleitos pela primeira vez, era elevar o nível de qualidade de vida da população. Isso tem a ver com atividade física, passa pela saúde e educação, obras públicas funcionais, meio ambiente, amparo social, empregabilidade e geração de renda. Hoje, em nossa terceira passagem pela prefeitura, a prioridade é a mesma. Um povo com qualidade de vida é um povo mais feliz. E é o nosso objetivo: dar cada dia mais motivos para que as famílias quatro-barrenses tenham razões para serem alegres e se orgulhem de viver aqui”, observa o chefe do Poder Executivo. 

CIDADE EM MOVIMENTO – As aulas começam já no próximo dia 27 de fevereiro. Interessados em participar das modalidades poderão realizar suas inscrições seguindo alguns critérios: 

- Conforme disponibilidade de vagas para cada modalidade;
- Respeitando filas de espera (caso haja para algumas das modalidades);
- Cumprindo requisitos específicos de cada secretaria ofertante das modalidades.

Para inscrições via internet, clique aqui e seja redirecionado para o link do programa Cidade em Movimento, onde é possível conferir locais, horários e disponibilidade das modalidades. 

Também é possível realizar a inscrição ou cadastro para fila de espera diretamente na sede da Diretoria de Esportes (para modalidades esportivas voltadas a crianças, adolescentes e adultos com menos de 60 anos): na Rua Lucia Madalena Strapassoni, 134 – Centro. 

Informações pelo telefone: (41) 3671-8800 - ramal 7923.

Para se inscrever nas aulas de hidroginástica e esportes da melhor idade (vôlei câmbio, vôlei de praia, handebol por zona, basquete relógio, vôlei no escuro, tênis de mesa e dominó), os interessados devem dirigir-se até a secretaria, no endereço: Av. Dom Pedro II, 116 – Centro. 

Informações pelo telefone: (41) 3671-7860.

LINHÃO DO ESPORTE - Para facilitar o acesso aos projetos esportivos oferecidos gratuitamente pela Prefeitura Municipal de Quatro Barras, a Secretaria de Educação, Esporte, Lazer e Juventude disponibiliza o Linhão do Esporte - um sistema de transporte gratuito que oferece deslocamento dos alunos aos polos esportivos onde hoje são promovidas as aulas das modalidades. A iniciativa é viabilizada com atuação efetiva da equipe do Transporte Escolar.