Empreendimentos recebem o Selo de Qualidade do Turismo

Publicado em: 19/01/2023 18:56 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Selo assegura que os estabelecimentos cumprem os requisitos dos órgãos de fiscalização e primam na atenção ao visitante

Sete empreendimentos turísticos de Quatro Barras receberam nesta terça-feira (17) o Selo de Qualidade do Turismo – uma ferramenta criada pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, para incentivar a profissionalização dos estabelecimentos e fomentar a atividade turística.

A entrega ocorreu no gabinete do prefeito Loreno Bernardo Tolardo, onde estiveram presentes, além do prefeito, o vice-prefeito Jarbas Mocelin; o presidente da Câmara Municipal, vereador Antônio Cezar Creplive; a secretária de Cultura e Turismo, Adriana Heindyk Mocelin; a equipe técnica da pasta e representantes dos empreendimentos que aderiram ao programa.

Na listagem dos estabelecimentos que foram pioneiros na conquista do selo estão o Quadriciclos Quatro Barras, o Armazém Dom Pedro, a Cabana Manacás do Sol, a Estância Rota da Graciosa, a Levitar Turismo, o Rigon Motor Bar e o Restaurante Rural Jackson Assados. A adesão ao selo é um indicativo de que, além de buscar a profissionalização e o atendimento às normas vigentes, os empreendimentos estão atentos em ampliar a competitividade e especialmente oferecer um serviço de qualidade e credibilidade ao visitante.

Durante a entrega do selo, o prefeito Tolardo destacou a importância desta chancela do município, especialmente para o setor turístico, que vive uma fase importante de expansão. “Esta é uma das funções do poder público, oferecer ferramentas de suporte a quem acredita na cidade e empreende aqui. Parabenizo aos empreendedores por esta conquista que certamente resultará em mais competitividade, qualidade e visibilidade no mercado turístico”, disse Tolardo.

O vice-prefeito Jarbas Mocelin também parabenizou os estabelecimentos que são pioneiros na obtenção do selo. “Quatro Barras tem um diferencial muito grande no setor turístico, por todas as riquezas que abriga. Nossa proposta é que o selo seja mais um mecanismo de fortalecimento desta atividade”, enfatizou o vice-prefeito.

A secretária da pasta, Adriana Heindyk Mocelin, agradeceu todos os envolvidos na consolidação do selo, entre servidores e empreendimentos, e disse que é uma satisfação acompanhar mais etapa de evolução do setor. “Certa vez ouvi o prefeito mencionar que quando um empreendedor investe no município é motivo de alegria. Nós nascemos aqui, vivemos aqui e desejamos realmente que o município e todos que aqui vivem e investem prosperem, ajudando o desenvolvimento da nossa Joia Rara”, afirmou Adriana.

EMPREENDEDORES – Os proprietários dos empreendimentos Claudio Correa, do Quadriciclos Quatro Barras; Renata Almeida, do Armazém Dom Pedro; Isabela Martinez, da Cabana Manacás do Sol; Fernanda, da Estância Rota da Graciosa; Júlio Nogueira, da Levitar Turismo; e Jackson da Silva, do Restaurante Rural Jackson Assados, receberam pessoalmente o selo durante o encontro.

Ingressando na área turística há um ano e meio, o empreendedor Claudio Correa, que gerencia o estabelecimento Quadriciclos Quatro Barras, destacou os benefícios do selo e a crescente adesão de visitantes. “O selo é uma ferramenta importante porque auxilia e incentiva a formalização das empresas, gerando outros benefícios, como o acesso a créditos e financiamentos. É um incentivo para crescer e se fortalecer”, disse Claudio, que até então se dedicava ao ramo da engenharia. “É ainda um segmento novo para mim, o turismo de aventura, mas estou otimista. Temos recebido vários turistas da região e de outros estados como São Paulo e Santa Catarina. Em uma postagem recente, tivemos 125 mil visualizações no Tik Tok”, contou ele.

Proprietária da Cabana Manacás do Sol, Isabela Martinez, disse que o selo vai ampliar a visibilidade do seu empreendimento. “Estamos em operação desde dezembro e vejo o selo como um aliado importante, porque atesta a confiabilidade e credibilidade dos nossos serviços”, contou ela, que oferece hospedagens românticas com vista para a montanha.

Bastante conhecido na cidade, o empreendedor Jackson da Silva, que coordena o Restaurante Jackson Assados há dez anos, aprovou a medida. “É excelente. O selo agrega em termos de credibilidade e visibilidade, e incentiva também um engajamento de todo o setor”, comentou ele.

O SELO - Criado pela Lei Municipal nº 1492/22, o Selo de Qualidade do Turismo pode ser concedido a empreendimentos (de pessoa jurídica) dedicados às atividades de gastronomia e hospedagem, agências de turismo, transportadoras turísticas, parques temáticos, entre outros segmentos ligados ao turismo, com validade de um ano. Empreendimentos que ainda não aderiram à iniciativa podem solicitar adesão à Secretaria de Cultura e Turismo.

Para se credenciar, é necessário que o empreendimento possua inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ); Alvará Municipal; cadastro no CADASTUR; atender as normas e padrões dos órgãos fiscalizadores e munir a Secretaria de Cultura e Turismo de dados estatísticos relacionados ao atendimento (como fluxo de turistas, percentuais de ocupação, quantitativo de serviços comercializados, preços praticados, entre outros).

SERVIÇO - Interessados em aderir ao selo podem entrar em contato com a Secretaria de Cultura e Turismo pelo telefone: (41) 3671-8800, ramal 8850.