Programa de implantação de novas calçadas terá investimentos de R$ 2,8 milhões

Publicado em: 16/12/2022 15:58 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Prefeito Tolardo já autorizou a abertura de processo licitatório. Serão mais de 20 ruas contempladas nas regiões do Centro e Jardim Menino Deus

O prefeito Loreno Bernardo Tolardo autorizou a abertura do processo de licitação de um amplo programa de calçamento e urbanização nas regiões do Centro e Jardim Menino Deus. O programa prevê investimentos de mais de R$ 2,8 milhões que vão garantir a construção de novas calçadas em mais de 20 ruas, onde há grande fluxo de pedestres.

Com os investimentos, a Prefeitura busca melhorar a mobilidade urbana, garantindo mais segurança e acessibilidade aos pedestres (especialmente idosos, gestantes e cadeirantes), além de contribuir para o embelezamento de vias nas duas regiões de maior circulação da cidade.

Serão, ao todo, dois lotes de obras. O primeiro, que engloba ruas da área central, prevê a construção de 8.777,50 metros quadrados de calçadas em paver, incluindo serviços preliminares, como base e sub-base, serviços de urbanização e placas de comunicação visual.

O segundo lote, no Jardim Menino Deus, totaliza uma área de 12.897,46 metros quadrados de calçadas, também prevendo os serviços preliminares de base e sub-base, urbanização e placas indicativas.

O prefeito Loreno Tolardo comentou sobre os benefícios deste amplo programa de urbanização e acessibilidade. “Além dos programas de pavimentação viária que hoje a Prefeitura executa em diversos bairros, vamos implantar também este programa com foco nas calçadas e na circulação de pedestres”, disse o prefeito, ao destacar que em muitos locais, as calçadas antigas já estão bastante deterioradas, apresentando até mesmo riscos para quem circula nestes pontos.

O prefeito também destacou que a mobilidade de pedestres nestas regiões agrega outros fatores importantes, como a circulação no comércio, melhorando acessos para lojas, empreendimentos, bem como para serviços públicos, como Unidades de Saúde, CRAS, entre outros. “É um olhar para nossa cidade, para a nossa população que diariamente circula por estes locais. Queremos que esta urbanização traga segurança, mais mobilidade e uma cidade também mais bonita”, concluiu Tolardo.

Os investimentos são provenientes de recursos do Paraná Cidade (na ordem de R$ 1,5 milhões) e também recursos próprios da Prefeitura (cerca de R$ 1,3 milhões).

CONFIRA OS TRECHOS CONTEMPLADOS:

LOTE 01 - CENTRO:
• Avenida Dom Pedro II (trecho 1 entre a Rua Lucia M. Strapasson e a Rua Catarina Knapki)
• Avenida Dom Pedro II (trecho 2 entre a Rua Catarina Knapki e a Rua Miguel Vidolim)
• Rua Nilo Fávaro (trecho entre a Avenida São Sebastião e a Rua Miguel Vidolim)
• Avenida São Sebastião (trecho 1 entre a Rua Nilo Fávaro e a Rua Antônio Thomaz Bittencourt)
• Avenida São Sebastião (trecho 2 entre a Rua Nilo Fávaro e Rua Sebastião Curupaná)
• Rua Miguel Vidolim (trecho entre a Rua Nilo Fávaro e a Avenida Dom Pedro II)
• Rua Catarina Knapki (trecho entre a Rua Nilo Fávaro e a Avenida Dom Pedro II)
• Rua Sérgio Ferreira Alves (trecho entre a Avenida Dom Pedro II e a Antônio Thomaz Bittencourt)

LOTE 02 – JARDIM MENINO DEUS:
• Rua Papa João Paulo I (trecho entre a Rua Carlos Sbrissia e a Rua das Missões)