Quatro Barras recebe três novos caminhões para reforçar ações ambientais

Publicado em: 15/12/2022 17:44 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Veículos foram entregues na manhã desta quinta-feira (15), pelo Governo do Estado. Conjunto engloba um caminhão-baú, um poliguindaste e um caminhão pipa

Quatro Barras está ampliando a frota de veículos destinados aos programas de conservação ambiental, manutenção e limpeza pública. Na manhã desta quinta-feira (15), o prefeito Loreno Bernardo Tolardo e o vice-prefeito Jarbas Mocelin estiveram na cerimônia realizada na Academia Policial do Guatupê, em São José dos Pinhais, para receber três novos caminhões, destinados ao município através do Programa Patrulha Ambiental, do Governo do Estado.

O conjunto engloba um caminhão-baú, um poliguindaste e um caminhão pipa, zero quilômetro, que somam investimentos na ordem de R$ 1,8 milhões. No início do ano, Quatro Barras também foi contemplada pelo mesmo programa com outros dois veículos – um caminhão compactador e um modelo limpa-fossa.

As entregas são de iniciativa da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest) e do Instituto Água e Terra (IAT) para equipar os municípios para ações ambientais, direcionadas ao abastecimento de água, combate a incêndios, limpeza de calçadas e gestão de resíduos sólidos. Os recursos são provenientes da Sedest, com contrapartida municipal.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior destacou a importância da ação para os municípios paranaenses. “Com esse estímulo e em parceria, vamos continuar a tornar o Paraná uma referência em sustentabilidade no país”, disse ele, ao enumerar as ações e programas que serão ampliados com a distribuição dos veículos.

O prefeito Tolardo agradeceu a forte parceria estabelecida com o Governo do Estado e a importância desta atuação integrada para angariar novos investimentos e ampliar as políticas públicas locais. “Nossos agradecimentos ao governador Ratinho Junior e ao deputado Alexandre Curi, pelo olhar sempre atento à nossa cidade. Juntos, somamos força e garantimos melhorias substanciais para Quatro Barras e nossa população”, enfatizou o prefeito.

Ele também esteve acompanhado pelos secretários municipais de Governo e Captação de Recursos, Levi Camargo; de Interlocução e Articulação, João Luiz da Silveira; de TI e Comunicação, Fernando Cunha; e pelos superintendentes das Subprefeituras da Borda do Campo, Wagner Pertel dos Santos (Vaguinho); e do Menino Deus, Adelir Francisco de Oliveira.

USO DOS EQUIPAMENTOS - Os caminhões-pipa serão utilizados pela Prefeitura para higienização, irrigação, combate a incêndios florestais e abastecimento de água, em especial para propriedades rurais que sofrem com a seca prolongada.

Os compactadores auxiliam na redução do volume dos resíduos que são coletados pela equipe de colaboradores da Prefeitura ou das empresas terceirizadas. Os de coleta domiciliar ajudam a promover destinação correta de materiais recicláveis e poliguindastes facilitam o sistema de limpeza urbana.

Por fim, os limpa-fossas melhoram a saúde pública por meio da limpeza no esgotamento sanitário de comunidades rurais, desobstrução do esgoto nas vias e drenagem pluvial, além de encaminhamento de efluentes a locais de tratamento.