Com olhar voltado ao público infanto-juvenil na pandemia, Quatro Barras realiza Conferência dos Direitos da Criança e do

Publicado em: 30/11/2022 17:40 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Evento lançou eixos para assegurar políticas públicas que ofereçam amparo, suporte e proteção integral a crianças e jovens que vivem o luto da pandemia

A pandemia da Covid-19 trouxe reflexos marcantes para crianças e adolescentes, seja pelo longo período de isolamento e ausência de convívio social, como também pela perda de familiares muito próximos, como pais e mães, em decorrência da doença. A necessidade de estabelecer políticas para o público infanto-juvenil, nesta época cercada de desafios, foi o tema da 12ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizada nesta terça-feira (29), em Quatro Barras.

O evento foi organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), com apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Família. No auditório da Secretaria de Educação, membros de conselhos, entidades, jovens, crianças e representantes de vários setores estiveram reunidos para discutir e propor diretrizes voltadas ao tema.

O prefeito de Quatro Barras, Loreno Tolardo; a secretária de Desenvolvimento Social e Família, Ieda Tolardo; e o presidente do CMDCA, Edson Pereira Nunes, estiveram presentes, destacando a importância de assegurar medidas de apoio e suporte a estas crianças e jovens, que vivem o luto da pandemia.

“É um momento de estendermos o olhar a este público infanto-juvenil, que vive desafios muito difíceis. O poder público, as organizações, têm um papel importante neste sentido. Desejo que este evento seja um momento de canalizarmos nossas forças em prol de propostas e diretrizes efetivas, que garantam amparo e direitos às crianças e adolescentes”, disse Tolardo.

Ao longo do evento foram realizadas apresentações musicais por alunos do Colégio Dom Orione, e ministrada a palestra, no que tange à temática, pelo promotor de Justiça da Comarca de Campina Grande do Sul e Quatro Barras, Dr. Octacílio Sacerdote Filho. Já na sequência, os participantes reuniram-se em grupos para discutir e formular novas propostas e políticas públicas, para implantação nos próximos dois anos.