Saúde lembra importância de ações no Dia Mundial de Luta contra a Aids

Publicado em: 01/12/2022 18:01 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação

Saúde lembra importância de ações no Dia Mundial de Luta contra a Aids

Crédito: Divulgação

Hoje, 1º de dezembro, é o Dia Mundial de Luta contra a Aids. Esta campanha que mobiliza o mundo todo visa, em primeira linha, combater o preconceito e a desinformação que envolvem a doença e, ao mesmo tempo, indicar onde procurar ajuda.

Em Quatro Barras, as Unidades Básicas de Saúde do Jardim Graciosa (Colônia Maria José), Jardim Menino Deus, Sede, Jardim Pinheiros (Humaitá), Itapira e Santa Luzia disponibilizam gratuitamente preservativos e realizam a testagem rápida para HIV, mediante agendamento. O atendimento nas UBSs é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Este mesmo serviço também será aberto, em breve, na área rural.

Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, constam no sistema municipal 94 pacientes que tiveram o diagnóstico positivo para a doença. O número se refere desde o ano de 2013, mas o Setor de Epidemiologia acredita que as estatísticas sejam maiores, já que muitos pacientes procuram por atendimento em Curitiba.

Em 2022, 11 novos casos foram registrados no município, dos quais 8 são pacientes do gênero masculino.

ONDE BUSCAR ATENDIMENTO - Diante da suspeita, moradores de Quatro Barras podem se dirigir a sua Unidade de Saúde de referência, ou seja, a mais próxima de casa, e realizar o teste rápido. Se houver confirmação, o paciente é então encaminhado para tratamento no Hospital Oswaldo Cruz.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância da prevenção e dos cuidados em casos de diagnóstico positivo. Em todos os casos, a melhor forma de prevenção é o uso de preservativos nas relações sexuais. Faça a sua parte! Previna-se!